Sancionada lei que cria Programa Horta na Escola


22/06/2011 17:43

Compartilhar:


O Diário Oficial do Estado (caderno Executivo 1) desta quarta-feira, 22/6, publicou a Lei 14.469, sancionada na véspera pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que autoriza a criação do Programa Horta na Escola. "O principal objetivo é melhorar os hábitos alimentares dos alunos, além de proporcionar-lhes contato com a terra e as plantas", resume o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), autor do Projeto 267/2009, aprovado em maio pela Assembleia Legislativa.

"Uma alimentação adequada é fundamental para o ser humano. Durante a infância e adolescência é ainda mais importante, pois a criação de hábitos alimentares saudáveis começa nessa fase e perdura por toda a vida", argumenta o deputado na justificativa do projeto. "No mundo atual, o apelo da propaganda e a facilidade do acesso ao produto industrializado levam as pessoas a consumirem alimentos não-naturais, com grande quantidade de calorias e pouco nutrientes. Consequentemente, podemos observar o aumento de casos de obesidade e doenças relacionadas à má alimentação", critica Aldo Demarchi.

"Esse fenômeno ocorre cada vez mais nas classes menos abastadas da sociedade, que acabam preferindo alimentos industrializados a alimentos naturais, muitas vezes até mais baratos do que os primeiros. Assim, vemos o aumento de pessoas obesas, porém malnutridas", observa o parlamentar. "Com a criação de hortas nas escolas se pretende levar às crianças e adolescentes a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, despertando-lhes curiosidade e o prazer de produzir e consumir alimentos frescos e, acima de tudo, frutos do seu trabalho", ressalta Demarchi.

Ele acredita que essa atividade também vai estimular o senso de responsabilidade dos estudantes, que ficarão encarregados do bom andamento da horta. Os professores ainda podem aproveitar para mostrar, na prática e de forma interdisciplinar, matérias aprendidas nas salas de aula como Ecologia, Biologia, Meio-Ambiente.

A implantação do programa deverá contar com o apoio da Fundação Mokiti Okada, organização não-governamental que se dedica, entre outras atividades, a incentivar a agricultura natural, método originário do Japão que não usa agrotóxicos nem adubos químicos.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp