O bullying nas escolas


14/04/2011 17:39

Compartilhar:


Na última semana, o bullying voltou aos noticiários nacionais e até mesmo internacionais por causa das imagens recuperadas pela Polícia Civil do computador de Wellington Menezes de Oliveira, que matou 12 alunos da escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio.

No vídeo, ele fala sobre pessoas que o teriam desrespeitado e que faria uma ação pelos humilhados, mas, segundo uma de suas falas, o bullying não seria o único motivo que o teria levado ao crime. Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, o ato não demonstra por si só relação com o crime, mas mostra que esse é um assunto que deve ser levado a sério. "Quase 100% das pessoas que sofrem bullying nunca cometeram atos criminosos como esse, mas mesmo assim as escolas e os pais precisam ficar atentos a alguns sinais", lembra o parlamentar.

Em 2009, o deputado apresentou à Assembleia o Projeto de Lei 1.239, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A ideia, segundo ele, "é estimular o combate a qualquer tipo de humilhação dentro das escolas". O PL propõe ainda que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp