Proposta de lei vai exigir análise da qualidade da areia das praias paulistas


10/03/2008 11:24

Compartilhar:


Um projeto de lei apresentado pelo deputado Carlinhos Almeida (PT) pode levar mais segurança à saúde dos banhistas que freqüentam as praias do litoral, dos rios e represas do Estado. A nova lei será votada na Assembléia Legislativa e prevê que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) faça a análise periódica da qualidade da areia das praias paulistas.

A Cetesb já faz o monitoramento rotineiro da qualidade das águas, divulgando essas informações e demarcando os trechos de praia onde a água está imprópria. No entanto, "quando os banhistas não entram na água, ficam expostos a doenças causadas por bactérias, fungos e parasitas presentes na areia, que são os principais causadores de irritações na pele e mucosas, micoses e infecções intestinais", justificou o deputado.

Carlinhos lembra que um trabalho semelhante foi realizado nas praias cariocas, em 2006, pela Escola de Ciência Tecnológica da Universidade do Grande Rio, a pedido da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. O resultado da experiência do Rio de Janeiro indicou que, em muitos trechos, principalmente os mais distantes da linha d"água e próximos às calçadas, a areia está contaminada e apresenta riscos de transmissão de doenças.

Com a implantação desse trabalho, concomitantemente com a análise da água, os órgãos ambientais poderão providenciar a limpeza das áreas afetadas pela contaminação, firmando convênios com as prefeituras. Ao mesmo tempo, poderão estabelecer uma política de prevenção e informação ao público. "Desta forma, esperamos colaborar para que os usuários das praias paulistas fiquem menos expostos à contaminação", afirmou Carlinhos.



carlinhos@carlinhos.org

alesp