O genoma significa que cada espécie de ser vivo possui em suas células um certo número de tipos de cromossomos. Na espécie humana o genoma é 23, já que temos 23 tipos de cromossomos. O Genoma do feijão é 11, o do cavalo é 32, e assim mundo a fora.A OMC E SEU GENOMAOs cromossomos da Organização Mundial do Comércio (OMC), braço forte do FMI são visíveis a olho nu. São predadores e com forte hereditariedade para o lucro fácil.Lá do outro lado do mundo, exatamente nos meados de 1994, os países ricos que compõem a OMC, que dizem regulamentar o comércio mundial, assinaram um acordo geral para sistematizar o comércio de serviços (AGCS). Pasmem, a educação foi incluída e considerada serviço da mesma forma que os serviços prestados por empresas comerciais, daí a razão (deles) da educação estar inclusa na Organização Mundial do Comércio!O interesse da educação pela OMC é a educação de nível superior, que forma profissionais para o mercado de trabalho, e que também interessa aos movimentos financeiros mundiais predatórios, essas forças invisíveis que compõem a globalização. Em nenhum documento produzido por essa reunião se fez notar o interesse por criação ou investimentos na universidade pública! Mas, sim, a determinação mercantilista de transformar a educação em mercadoria, a privatização da educação em todos os níveis e de todas atividades culturais. Ou seja educação tem que ser paga, afinal estamos falando de um mercado onde grandes investidores mundiais vão dividir um bolo de bilhões de dólares. A educação totalmente privatizada representa esse mercado de serviços altamente lucrativo, novo e de sabor agradável ao paladar dos capitais.A OMC DEVERIA SER GENETICAMENTE MODIFICADA.Na reunião da OMC em 3 de dDezembro de 1999, 135 ministros do comércio mundial estavam reunidos em Seattle, cuidando de seus interesses.E 53 países pobres ou em desenvolvimento não foram convidados.Daí a prepotência e arrogância dos ricos.A França recusa terminantemente que a educação e as ações culturais estejam no âmbito de natureza comercial. Não se sabe se essa postura também será a do Brasil. Provavelmente não.Os Estados Unidos impõem a exportação de suas universidades, privadas é claro. Como uma rede de lanchonetes, desta que a gente vê todos os dias, para substituir a universidade pública.E NO BRASIL?O neoliberalismo e alguns setores da mídia faz crer na superioridade e na eficiência da iniciativa privada. "Privado bom, público ruim".Sou do tempo que aprender mesmo só na escola pública, quem queria moleza ia para escolas privadas. A mesma praga que atingiu essas escolas públicas de ensino médio, falta de investimentos, falta de política educacional, falta de plano de carreira para os docentes, também vai contaminar a universidade pública. E o que se viu, o sistema educacional público sucateado, e a privatização do ensino médio, tornando a educação de ensino médio uma mercadoria cara. No Brasil a campanha de sucateamento das universidades públicas já está em andamento. Tal campanha é comparada a Xilella Fastidiosa, a bactéria da praga da laranja conhecida como "amarelinho" que impede a laranjeira de receber os nutrientes e a água que vem da raiz para as folhas da laranjeira, impedindo a laranja de crescer e se desenvolver. É exatamente o que se dá na universidade pública: cortam-se os investimentos e os frutos minguam, daí privatiza-se.O FMI hoje fez uma recomendação ao governo do FHC e ao ministério da educação que a universidade pública deve cobrar uma taxa dos alunos!De boas intenções o inferno está lotado, dizer que a universidade pública é gratuita é "conversa para bovinos nanar", o ensino público já é cobrado da sociedade pelos impostos. Cobrar do estudante da universidade pública é cobrar duas vezes pelo mesmo serviço! Não importa se ele é rico ou pobre, não se paga duas vezes pelo mesmo serviço.E mais, sem que efetivamente essa pseudo-receita tenha peso no orçamento da universidade pública e no seu desenvolvimento, pesquisas e produção científica.Outra idéia travestida de modernidade é que o Brasil deveria se concentrar em promover o ensino médio, deixando o ensino superior à mercê da iniciativa privada, como se faz nos países adiantados.Ora, penso ouvir "cigarrinhas", é exatamente ao contrário.Nos países desenvolvidos, as matrículas de alunos em universidades públicas chega a 92% na França e a quase sua totalidade 99% na Grã-Bretanha. Os outros 28% passam sua vida acadêmica em instituições privadas e fundações que na sua maioria são subsidiadas diretamente e indiretamente pelo governo americano. A UNIVERSIDADE PÚBLICA, A FÁBRICA DE CÉREBROS.Professores mais preparados e mais qualificados estão na universidade pública!Universidade Pública 10 x 2 Universidade Privada!Avaliadas 10 escolas. Sendo duas de Administração, duas de Engenharia Civil, três de Odontologia, e de Direito, Engenharia Química e Veterinária, da USP, receberam classificação A.A editora Abril, na publicação de seu guia de estudante, analisou 5.186 cursos, levando em conta a infra-estrutura, instalações, recursos didáticos, equipamentos e laboratórios, titulação e regime de trabalho. Consultou professores universitários, cientistas, pesquisadores e profissionais da área da educação, chegando à classificação das 12 melhores universidades e contemplando 425 cursos. Em primeiro lugar, aparecem a USP, a UNICAMP e a Unifesp, em segundo a UFMG, seguida pela UFSC, UFRGS, PUC-RJ, UFSCar, PUC-SP, UNB e UFG. Das 12 melhores universidades, apenas duas são privadas, a PUC-SP e a PUC-RJ.A pesquisa universitária modifica a economia, gera divisas e promove distribuição do conhecimentoA Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz de Piracicaba (ESALQ/USP) desenvolveu novas variedades de eucalipto de fibra longa, matéria fundamental para as indústrias de celulose e papel.A USP e o IPT estudam uma bactéria com a propriedade de produzir um polímero que dá origem a um plástico biodegradável. Uma usina piloto já produz 60 toneladas por ano.O projeto Genoma, com recursos da Fapesp, deu um passo fundamental para ampliar a nossa capacitação científica, explorar com responsabilidade nossa biodiversidade e competir na produtividade agrícola mundial.Centros de excelência no Brasil deram brilhantes e valiosas contribuições para o desenvolvimento da agricultura. A Universidade Federal de Viçosa, nas Minas Gerais, sistematizou estudos sobre a fixação de nitrogênio por bactérias, associadas com raízes de plantas, realizados na Universidade Rural do RJ, com relevância no cultivo da soja.Pesquisadores da Universidade Pública desenvolveram processos para a indústria petrolífera que sem eles não existiriam os pólos petroquímicos baianos, nem as técnicas de perfuração em águas profundas. Técnica das mais avançadas no mundo.E mais milhares de exemplos, alguns até esquecidos como Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda que desenvolveram seus trabalhos no âmbito da Universidade Pública!MENTIRAS SOBRE A UNIVERSIDADE PÚBLICAOs alunos da Universidade Pública são ricos?Não são, a maioria dos universitários brasileiros pertencem à classe média.Custa caro manter o aluno na universidade pública?Não, o custo do aluno é menor que dos países adiantados. Mas é veiculada a idéia de que o aluno no Brasil custa caro, fruto de um cálculo que inclui gastos com hospitais universitários, gastos com inativos, manipulando assim o custo verdadeiro do aluno.A Universidade Pública deve cobrar uma taxa dos alunos?Não, o ensino público não é gratuito, ele é pago pela sociedade através dos impostos. Cobrar do aluno é cobrar duas vezes pelo mesmo serviço!A Universidade Pública será melhor se privatizada?Seguramente não, nos países adiantados e no Brasil também, a universidade pública tem um papel fundamental no desenvolvimento e produção científica de qualidade e alto nível que se dá através das pesquisas. Essas pesquisas só podem ser financiadas por fundos públicos! A razão é bastante simples: a pesquisa é uma atividade da universidade pública cara, e o seu retorno se dá a longo prazo, por isso é pouco atrativa para o imediatismo da iniciativa privada.Lá atrás, quando falei da qualidade e da seriedade do ensino médio público, a máxima no Brasil era: "Ou o Brasil acaba com as saúvas, ou as saúvas acabam com o Brasil", passados esses anos todos tenho encontrado tão poucas saúvas quanto pessoas comprometidas com a promoção e investimentos na universidade pública. A defesa da universidade pública garante ao Brasil e seus filhos melhores condições sociais, eqüidade na distribuição do conhecimento, divisas, soberania nacional, propriedade de patentes importantes para o desenvolvimento científico, da criação intelectual, nas artes, nas letras, nas ciências humanas, nas ciências naturais e exatas, e principalmente na identidade do povo brasileiro.*Jamil Murad, 58 anos, deputado estadual, é líder da bancada do PCdoB na Assembléía Legislativa de São Paulo.