Comissão fará levantamento para instalação da Fatec - Ribeirão

Implantação resulta de trabalho do deputado Duarte Nogueira
10/10/2001 10:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Uma comissão de técnicos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza deve estar em Ribeirão Preto nas próximas semanas para iniciar o levantamento macroeconômico para a implantação da Fatec - Faculdade de Tecnologia - na cidade.

A formação da comissão foi determinada ontem, dia 8/10, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, durante reunião com o líder do governo, Duarte Nogueira. A comissão será coordenada pelo vice-superintendente da Ceeteps, Alfredo Colensi.

O objetivo desse levantamento é definir o perfil dos cursos que podem ser desenvolvidos na faculdade e que irão beneficiar a região. A análise é feita a partir da expectativa de demanda, considerando-se as principais atividades econômicas desenvolvidas na macrorregião.

A implantação de uma Fatec em Ribeirão Preto é resultado do trabalho do deputado Nogueira. O assunto vem sendo tratado pelo parlamentar desde o início do ano passado, quando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico sinalizou positivamente sobre a instalação da faculdade.

A Fatec oferece ensino tecnológico, público e gratuito; a mais próxima de Ribeirão Preto está em Taquaritinga e oferece o curso de processamento de dados. Há 11 unidades instaladas em todo o Estado. A Ceeteps - entidade mantenedora - possui um orçamento de R$ 140 milhões por ano, abriga 80 mil alunos no ensino técnico e 10 mil na graduação, em suas 99 escolas técnicas e 11 faculdades, espalhadas por 83 municípios do Estado.

Para o deputado Nogueira, "uma Fatec em Ribeirão Preto será um complemento ao mercado universitário público e gratuito". Segundo ele, a cidade já é considerada um centro universitário, mas é importante também que abrigue maior número de cursos públicos e gratuitos.

alesp