Deputada participa de assinatura de convênios de proteção social


25/02/2005 18:50

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lucia Amary

A secretária estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, irá a Sorocaba neste sábado, às 10h30, para assinar convênios de proteção social com entidades de 29 municípios da região. A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e o prefeito Vítor Lippi recepcionarão a secretária, no salão de vidro do Paço Municipal. Está prevista a presença de outros prefeitos e autoridades na solenidade de assinatura.

De acordo com a parlamentar, o convênio de proteção social tem por finalidade financiar ações de assistência social, integrando governo estadual, prefeituras e entidades do terceiro setor. "O convênio permite a agilização do setor administrativo tanto para o Estado quanto para os municípios, possibilitando que as prefeituras elaborem projetos conforme os problemas sociais locais", afirma a deputada.

Maria Lúcia Amary informa que o governo do Estado está investindo R$ 110 milhões para financiamentos de ações de desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida de famílias, crianças, jovens, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, migrantes e população de rua. Desse valor, R$ 2.207.509,90 serão divididos entre os 29 municípios da região de Sorocaba, conforme informações da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads).

O convênio é assinado por dez meses e tem duas modalidades: Proteção Social Básica - inclui a assistência em meio aberto a todos os segmentos sociais - crianças e adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, com ações de natureza emancipatória -, e Proteção Social Especial - contempla ações de acolhimento e abrigo do mesmo público, quando em situação de risco pessoal.

Os municípios beneficiados são Alambari, Alumínio, Angatuba, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barra do Chapéu, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guapiara, Ibiúna, Itaóca, Itapetininga, Itapiraporã Paulista, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar dos Sul, Porto Feliz, Ribeira, Ribeirão Grande, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Votorantim.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp