Sessão solene vai homenagear Conmebol


17/02/2005 16:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Os 89 anos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) serão comemorados durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 8 de agosto. A homenagem foi proposta pelo deputado Fausto Figueira (PT), por meio de requerimento. O parlamentar também pediu que fosse consignado voto de congratulações com o presidente da Confederação, Nicolás Leoz, por conta da publicação do livro de sua autoria, "Peço a Palavra".

A Conmebol, filiada à Fifa, controla o futebol da América do Sul, organizando algumas das disputas esportivas mais importantes do calendário futebolístico mundial, como as Eliminatórias da Copa do Mundo, a Copa América, a Copa Toyota Libertadores, o Torneio Pré-Olímpico, os torneios Sulamericanos Sub-20, Sub-17 e Sub-16. Foi fundada em 9 de julho de 1916, durante as comemorações do centenário da independência argentina, quando foi promovido um campeonato com as federações da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

"O futebol do Estado de São Paulo está umbilicalmente unido à história da Conmebol. É justo, portanto, que prestemos nossa homenagem à entidade que, aliado ao esforço de todos os seus dirigentes, transformou-se numa das mais importantes instituições esportivas do mundo", justificou Figueira no requerimento.

Entre os cinco representantes brasileiros da edição de 2005 da Copa Toyota Libertadores, quatro são do Estado de São Paulo: Santos, Palmeiras, São Paulo e Santo André, sendo que os três primeiros figuram entre os principais do ranking brasileiro divulgado anualmente pela Conmebol.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp