Expansão do ensino técnico


02/09/2008 18:03

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga parabenizou o presidente Lula em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 5/9 pelos investimentos do governo federal na expansão do ensino técnico brasileiro. "No último domingo fiquei muito feliz ao acompanhar o presidente Lula no Grande ABC, quando reafirmou o seu compromisso de valorizar e investir na educação do nosso povo", disse o deputado. Segundo ele, "para que uma nação seja justa, os governantes necessariamente precisam investir em educação".

Donisete Braga citou no pronunciamento que, de 1909 até 2002, o Brasil contava com apenas 140 instituições da Rede Federal de Educação Profissional. "O presidente Lula lançou então o maior plano de expansão da educação profissional e tecnológica da história do país. Nos últimos cinco anos, já entregou à população 45 novas unidades das 64 previstas na primeira fase do plano. As outras 19 serão entregues nos próximos meses", destacou.

A segunda fase já está em andamento, conforme ele, e prevê a construção de mais 150 escolas técnicas. Informou que estão sendo escolhidos os terrenos, a aprovação dos projetos arquitetônicos está em andamento, bem como os processos licitatórios para as obras. "Até 2014, o Brasil terá 354 unidades, correspondentes a 500 mil alunos matriculados. Em pouco mais de 10 anos, o Brasil terá uma vez e meia a mais o número de escolas construídas nos últimos 100 anos", acrescentou.

O deputado lembrou também que ao inaugurar a segunda fase da Universidade Federal do ABC, em Santo André, o presidente Lula assumiu o compromisso de levar no ano que vem para o município de Mauá uma extensão dessa universidade. "O presidente Lula, que na sua juventude não teve condições de ingressar em uma universidade, hoje é exemplo de governante brasileiro que investe na educação. Estou muito feliz com o anúncio de que Mauá contará com uma extensão da Universidade Federal do ABC", conclui Donisete Braga, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp