Cine Mococa é homenageado em festival na Mogiana


19/11/2008 10:51

Compartilhar:


Assistir a um filme no Cine Mococa é uma verdadeira viagem no tempo. Há cinqüenta anos com as portas abertas, ela é uma das poucas salas de cinema de rua que ainda sobrevivem no Interior. O espaço tem capacidade para até mil pessoas e preserva sua decoração e arquitetura originais, oferecendo uma experiência única aos seus freqüentadores.



Em meio a essa atmosfera de nostalgia, dois funcionários do Cine Mococa foram homenageados durante o 10º Fórum de Cineclubismo e Audiovisual Comunitário e o 1º Festival Cineclubista e do Audiovisual Comunitário realizado entre os dias 3 e 9 de novembro nas cidades de Mococa, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Casa Branca.

José Lipi, projecionista do Cine Mococa, e Roberto Mônaco, gerente da sala, foram agraciados com a comenda de Honra ao Mérito Luiz Orlando da Silva, por manterem "acesas as lâmpadas do cinema e a alma cultural da cidade". Já o pesquisador, escritor e cineclubista Antônio Leão da Silva foi homenageado com o troféu Luiz Orlando Silva.

"A Mogiana é muito rica na área cultural. Ali, Euclides da Cunha escreveu Os Sertões. Em São João da Boa Vista nasceu Pagu, escritora e poeta engajada na Semana de Arte Moderna de 1922. De Mococa, veio o escultor Bruno Giorgio, autor de Os Candangos, um dos símbolos de Brasília", afirmou o deputado Simão Pedro, que esteve presente ao evento.

A realização da primeira edição do Festival Cineclubista e Audiovisual Comunitário da Mogiana só foi possível graças a uma emenda do deputado Simão Pedro (PT) ao Orçamento do Estado no valor de R$ 45 mil, que permitiu a assinatura de um convênio entre o Centro Cineclubista de São Paulo e a Secretaria de Estadual da Cultura.



spedro@al.sp.gov.br

alesp