Da Tribuna


21/06/2011 18:13

Compartilhar:


Rodoanel



Luiz Marcolino (PT) lembrou de reuniões com a presença de representantes do Dersa e do Dnit em diversas regiões da zona norte da capital, que serão afetadas pelas obras do trecho norte do Rodoanel, para discutir o tema em questão. O parlamentar também expôs diversas fotos exibindo esses encontros com representantes dos departamentos e com a comunidade local. "O Dersa se comprometeu a comprar um terreno para todas as famílias que serão desapropriadas devido às construções. E ainda assegurou que os recursos para o início das obras só serão liberados quando as famílias afetadas tiverem suas casas." (DK)



Prefeito nota 10



"Pudemos constatar que a Santa Casa de Suzano passa por um momento difícil", afirmou Milton Vieira (DEM) referindo-se à visita da Comissão da Saúde à instituição. O deputado lembrou do falecimento de 19 crianças naquele hospital, apenas neste ano. "Os laudos apontam que as crianças morreram porque nasceram prematuras... Eu não consigo enxergar dessa forma", lamentou. Sobre a declaração do prefeito Kassab de que dá nota 10 ao seu mandato, Vieira declarou que também dá nota 10 à administração do prefeito. "Kassab, o senhor tem meu apoio. Parabéns ao prefeito", finalizou. (DK)



PEC 300



Olimpio Gomes (PDT) parabenizou o deputado Donisete Braga (PT), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, pela iniciativa de visitar instituições de apoio aos usuários de crack e a Cracolândia. Gomes ainda citou diversas reportagens publicadas a respeito da PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais e bombeiros militares: "PT se une para votar contra governo; Base aliada prepara kit represália; e Os salários da polícia". Ele também lembrou da primeira votação da proposta na Câmara dos Deputados e disse: "não temos a pretensão de dizer que sairemos vencedores, só queremos que seja pautada a segunda votação". (DK)



Irregularidades no hospital



Para Adriano Diogo (PT), o ex-secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, "tem muito azar. Eu disse que ele não tinha a mínima postura para ser secretário de Esporte". Diogo lembrou que Pagura foi secretário municipal de Saúde, na gestão de Celso Pitta, prefeito acusado de desviar dinheiro público e outras irregularidades. O parlamentar também exibiu trecho de reportagem do programa televisivo Fantástico sobre fraude no Hospital de Sorocaba, onde o secretário estaria recebendo salário como médico, mas sem fazer os atendimentos. "Se não aprovar uma CPI dessa vez, nunca mais...", finalizou. (DK)



Reajuste salarial



Acerca das irregularidades envolvendo o ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Jorge Pagura, Carlos Giannazi (PSOL) destacou que "o Legislativo paulista tem a obrigação de investigar as denúncias que envolve alto escalão do governo estadual. Ele ainda defendeu uma CPI da Saúde, mas lamentou que a base governista barre qualquer investigação mais séria. Giannazi também apelou para que o PLC 37/2011 e o PLC 38/2011, que tratam do reajuste para o magistério e para os funcionários do quadro de apoio escolar, tenham emendas aprovadas. "Lamentável que o PSDB continue com esse modelo de política. Que as emendas sejam aprovadas para reverter essa situação", pediu. (DK)



Queda nos investimentos



Donisete Braga (PT) apresentou dados comparando a gestão passada e a atual no quesito investimentos. Segundo ele, levando em conta o primeiro quadrimestre da gestão anterior, "o governador Geraldo Alckmin reduziu 62% dos investimentos" na gestão atual. "O governo Alckmin repete a política tucana de cortar investimentos apesar de, em sua campanha eleitoral, ter prometido manter o ritmo dos investimentos públicos", afirmou. Braga ainda ressaltou que quem paga o preço pela falta de investimentos é a população e citou, como exemplo de descaso, a situação de diversas santas casas, que estão atendendo em condições precárias. (DK)



Superlotação



"Ficamos indignados ao ver as denúncias apresentadas no programa Fantástico... Pessoas indo ao hospital para não serem atendidas e, do outro lado, médicos que recebem salários, mas não trabalham", protestou Pedro Bigardi (PCdoB) referindo-se às denúncias que apontam irregularidades no Hospital de Sorocaba. Bigardi ainda afirmou que é obrigação da Assembleia Legislativa investigar o caso e lembrou de situação em que vive a Casa de Saúde de Jundiaí, fechada há quatro anos, e que acaba contribuindo para uma superlotação do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, no mesmo município. (DK)



Professores aposentados



José Candido (PT) comentou o Encontro dos Delegados da Macrorregião Assis/Marília/Ourinhos, ocorrido na cidade de Sumaré, que contou com a presença do ex-presidente Lula e de mais de mil delegados. "Nesse encontro, eles puderam discutir política e surgiram muitas propostas", contou. Candido disse também que recebeu, em seu gabinete, visita dos membros da Associação dos Professores Aposentados do Magistério. "São pessoas que tiveram a tarefa de ensinar nossa juventude e, após anos de trabalho, precisam brigar por um salário mínimo. Se as emendas não forem aprovadas, elas ficarão desamparadas", alertou. (DK)



Visita à Cracolândia 1



O deputado Donisete Braga (PT) comentou a visita que ele e outros membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack fizeram na manhã desta terça-feira, 21/6, à região central da capital, conhecida como Cracolândia. Segundo o deputado, uma coisa é ouvir dizer e outra é estar lá. "À luz do dia, mais de 2 mil pessoas se escondem em cavernas, amedrontadas, vítimas da droga. Mas conseguimos uma vitória: um garoto de 12 anos, cuja família mora em Tucuruvi, e que está há quatro meses na região, pediu para ser levado para uma clínica para fazer um tratamento contra a dependência. Hoje, já ganhamos o mês", declarou. Braga disse que não podemos aceitar que o cartão postal da maior cidade da América Latina seja a Cracolândia.



Visita à Cracolândia 2



"Sugiro que a Marcha da Maconha seja realizada na Cracolândia", disse o deputado Jooji Hato (PMDB), em referência à passeata, que possivelmente será realizada em São Paulo. "Vá lá Fernando Henrique Cardoso, para ver o que a droga faz com as pessoas", continuou. O deputado esteve presente à Cracolândia, nesta terça-feira, 21/6, junto com outros membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, e, de acordo com ele, nem em muitos anos de medicina e cirurgia, convivendo com cenas horríveis, ele ficou tão constrangido. "Fiquei estarrecido. Se não fizermos uma intensa campanha contra as drogas, nossos jovens vão parar naquele lugar."



Problema de saúde



O deputado João Antonio (PT) declarou que, no Brasil, privatização virou sinônimo de vender empresa pública, mas que, num conceito mais amplo, a palavra quer dizer concessão de serviço público para empresas privadas. "A concessão, para ele, dependendo de como é feita, é admissível. "Mas o que ocorre é que o governo do Estado acelerou a modalidade de gestão de serviços, ampliando e acelerando a privatização da gestão do serviço público de saúde, estendendo serviços de O.S. (organizações sociais) a todos os hospitais públicos, o que gerou um déficit de milhões de reais proveniente de hospitais gerais. O governo de Estado está levando à falência a saúde pública."



Participação da mulher



Ana Perugini (PT) informou que esteve em Brasília, em 16/6, para participar do 1º Seminário Internacional da Mulher, promovido pelo Banco Mundial e pela Procuradoria Especial da Mulher, criada pela Resolução 10/2009 para atuar no âmbito do Poder Legislativo federal. Segundo a deputada, apesar de, no Brasil, 70% da força ativa ser de mulheres, estamos em penúltimo lugar no mundo em participação política. "No Congresso Nacional, dos 513 deputados, apenas 47 são mulheres. Precisamos nos mobilizar porque vem aí a reforma política. Temos de lutar para garantir uma representantividade mínima no Congresso, por meio da lista fechada e intercalada, ou pela obrigatoriedade de presença de 30%, no mínimo, de mulheres no Parlamento federal.

alesp