Junji traz secretário de Meio Ambiente para Mogi


28/08/2000 15:38

Compartilhar:


Meta de Junji é procurar uma solução para o drama das famílias que moram em áreas verdes ou de mananciais

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, estará em Mogi das Cruzes, às 14 horas desta terça-feira, 29/8, atendendo a convite do deputado Junji Abe (PSDB), para percorrer as chamadas áreas verdes e de mananciais do município em que foram constatadas ocupações irregulares. A meta do parlamentar é tentar achar uma saída para acabar com o drama de milhares de famílias que vivem sob a ameaça constante de despejo.

Junji lembra que em Mogi o problema foi detectado em 74 pontos diferentes. De acordo com levantamento da Consultoria de Habitação da Prefeitura, realizado no ano passado, somente no Jardim Aeroporto III, Jardim Lair e Jardim Planalto há cerca de 1,7 mil famílias que construíram casas em áreas verdes. "Precisamos achar uma solução que compatibilize a preservação ambiental com a necessidade social de garantir moradia para estas famílias".

"Existe um conflito sério que tem de ser equacionado e o envolvimento dos órgãos ambientais no caso será um importante reforço para conseguirmos, junto ao governo, as providências necessárias. Isso porque eles conhecem a gravidade da degradação provocada pelas ocupações irregulares, que continuam se alastrando por falta de fiscalização", avalia o deputado.

Na maioria dos casos, lamenta Junji, as ocupações irregulares de áreas verdes e mananciais resultam de uma série de fatores que incluem a inexistência de planejamento da expansão urbana, da falta de fiscalização por parte do poder público e da própria conjuntura sócio-econômica.

"Infelizmente, as famílias pobres acabam sendo empurradas para várzeas e morros. Nesse processo cruel pela sobrevivência, muitas são vítimas de oportunistas que, beneficiados pela total impunidade e pela absurda falta de fiscalização, vão loteando e vendendo a preços baixos áreas de proteção ambiental, em que a construção de casas é totalmente proibida".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp