Mariângela Duarte quer isentar alunos carentes da taxa de inscrição de vestibular em universidades públicas


22/08/2000 17:38

Compartilhar:


A deputada Mariângela Duarte (PT) fez repercutir na Assembléia Legislativa solicitação do Fórum de Cursinhos Alternativos e Comunitários que pede a isenção de taxa de inscrição de vestibular do ano 2001 para estudantes carentes ou provenientes da rede pública de ensino, acionando a reitoria das três universidades públicas paulistas, USP, Unicamp e Unesp.

O Fórum, uma organização não-governamental de âmbito nacional, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, mantém curso preparatório para o vestibular a estudantes que não têm condições de freqüentar um cursinho particular.

A deputada também enviou ofício à Comissão Preparatória de Vestibular das três universidades reiterando a solicitação do Fórum e solicitando a garantia para a isenção de taxa de inscrição para vestibular a todos os estudantes comprovadamente carentes ou oriundos da rede pública de ensino, em todos os anos e válida para todo o Estado e sem limites.

Numa primeira negociação com as instituições estaduais, o coordenador do cursinho, José Henrique Garcia, afirma que as isenções, caso fossem aprovadas, atingiriam apenas 8 mil candidatos da Fuvest, 3 mil para a Unesp e 1.700 para a Unicamp.

O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista cedeu salas de sua sede, em Santos, para o funcionamento do cursinho pré-vestibular promovido pela ONG. Alunos de 16 a 56 anos se beneficiam das aulas, ministradas nos períodos da manhã, da tarde e noturno, por professores de Santos e da Capital, de todas as disciplinas exigidas nos vestibulares. Também contam com apoio psicológico e vocacional.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp