Comissão de Esportes da Assembléia realiza seminário


13/11/2007 10:40

Compartilhar:


A Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa de São Paulo, presidida pelo deputado Luciano Batista (PSB), promove, entre 27 e 29 de novembro, o seminário Os Valores do Esporte no Futebol " Capacitação de Árbitro de Futebol. O objetivo do encontro é qualificar esportistas para a arbitragem de futebol.

O evento será gratuito e realizado no auditório Franco Montoro. A abertura será às 8h30 do dia 27, com o credenciamento dos participantes, seguida de solenidade presidida pelo deputado Luciano Batista. A primeira palestra está marcada para as 10h30, com o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol, coronel Marcos Marinho, falando sobre o Departamento de Árbitros da Federação Paulista de Futebol. No mesmo horário, o diretor da Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, Roberto Perassi, falará sobre Arbitragem na Prática.

Às 14 horas, haverá uma aula prática no campo do Nacional, com saída em ônibus a partir da Assembléia Legislativa.

No dia 28, às 8h30, Sávio Spínola Fagundes Filho, árbitro da Fifa, falará sobre as Regras 1 " O Campo de Jogo; 2 " A Bola; e 3 " O Número de Jogadores.

A partir das 9h30, Sálvio Spínola ministrará palestra sobre as Regras: 7 " A Duração da Partida; 8 " O Início e o Reinício do Jogo; 9 " A Bola em Jogo ou Fora do Jogo; e 10 " O Gol Marcado.

A partir das 14 horas, a palestra sobre as Regras: 6 " Os Árbitros Assistentes e 11 " O Impedimento, ficará a cargo da árbitra assistente da Fifa, Ana Paula de Oliveira. As Regras 13 " Os Tiros Livres e 14 " O Tiro Penal são os temas da palestra das 16 horas, com o instrutor de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, Márcio Verri Brandão.

Às 17 horas, será a vez da palestra O Perfil do Árbitro, com a coordenadora da área de Qualidade do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP, Vera Bonato, e com o diretor da área de Ecossistema do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP, Marcelo Pustiglione.

No dia 29, às 8h30, o árbitro da Fifa, Paulo César de Oliveira, falará sobre a Regra 5 " O Árbitro.

As 10h30, Paulo César de Oliveira ministrará a palestra sobre a Regra 12 " Faltas e Conduta Antidesportiva. As Regras 15 " O Arremeso Lateral, 16 " O Tiro de Meta; e 17 " O Tiro de Canto serão o tema da palestra da árbitra da Fifa, Sílvia Regina de Oliveira, a partir das 14 horas. Os Valores do Esporte: A Formação do Árbitro será o tema da palestra do vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, deputado Vicente Cândido e do comentarista esportivo Osmar de Oliveira, às 16 horas. O Presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero ministrará a partir das 17 horas a palestra A Federação Paulista de Futebol e as Perspectivas para um Árbitro de Futebol. O encerramento do evento e a entrega dos diplomas será às 18 horas, com a presença do presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, do presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, do vice presidente da Federação, deputado Vicente Cândido, do presidente da Comissão de Esportes e Turismo, da Assembléia, deputado Luciano Batista, dos deputados membros da comissão e da liderança do PT, deputado Simão Pedro. Informações pelos telefones (11) 3886-6648/62, (11) 3886-6440/6441 e (11) 3886-6071/6072 ou pelo e-mail CET@al.sp.gov.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, com vagas limitadas. A ficha de inscrição está disponível no site www.vicentecandido.com.br.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp