Deputado recebe reprodução da escultura "Monumento às Bandeiras"


23/11/2007 20:33

Compartilhar:


O deputado Antonio Salim Curiati recebeu da Fundação Brecheret uma reprodução da escultura do artista Vitor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, importante obra do renomado escultor italiano, localizada próxima ao prédio da Assembléia Legislativa, na Praça Armando Sales de Oliveira. A filha do autor, Sandra Brecheret, esteve na Assembléia para o ato de cessão de uso da imagem do monumento, que foi reproduzido em escultura de Alexandre Leonardo Neto na forma de miniatura e que será entregue oficialmente as autoridades estrangeiras em visita ao Estado de São Paulo.

A homenagem ao parlamentar foi feita pelo presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, político expressivo, preocupado com a valorização da arte paulista, que na oportunidade lembrou do fato de Curiati ter feito da obra do renomado artista o símbolo oficial de sua administração quando ocupou a chefia do Executivo paulistano. O ato foi prestigiado pelo prefeito da Capital, Gilberto Kassab, que também recebeu uma réplica da obra.

Antonio Salim Curiati destacou: "Sempre fui, desde que ocupei o cargo de prefeito de São Paulo, um admirador de Vitor Brecheret que, através dessa obra mostrou o significado do trabalho desenvolvido pelos bandeirantes e as várias etnias, que realizaram todo esforço para desbravar São Paulo e esse país. Foi sem dúvida esse Monumento às Bandeiras uma demonstração do que foi e é hoje o povo paulista. A obra, feita por um ítalo-brasileiro, representava portugueses, negros, mamelucos e índios e sua importância para a construção desse Estado, que mais tarde recebeu imigrantes de todas as nações e migrantes de todos os estados brasileiros que contribuíram com seu trabalho para essa São Paulo moderna e pujante que temos hoje."

scuriati@al.sp.gov.br

alesp