Questionada licença para aterro sanitário


16/06/2003 15:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira



Durante a audiência pública sobre a preservação ambiental da represa de Itupararanga, realizada pelo Ministério Público Estadual na sexta-feira, 13/6, na Câmara Municipal de Sorocaba, o deputado Hamilton Pereira (PT) questionou a licença para a instalação de um aterro sanitário no bairro do Cupim, em Ibiúna.

A manifestação do deputado se deu após a exposição do técnico Antônio Augusto, da Cetesb, que informou que o atual lixão, situado muito próximo ao centro de Ibiúna, está sobre uma área de captação de água. O técnico disse, ainda, que, das seis áreas propostas para o aterro, a do bairro do Cupim apresentou condições mais favoráveis. "Este é um aterro controlado que envolve uma análise técnica, com avaliação do chorume e manuseio dos resíduos", explicou. "O chorume será lançado num reservatório natural impermeabilizado; quando isso não for possível, ele será recolhido e levado para uma estação de tratamento."

O parlamentar é autor do Projeto de Lei 381/2001, que altera a Lei Estadual 10.100/1998 e inclui mais três municípios na Área de Proteção Ambiental da represa de Itupararanga.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp