Secretaria Estadual de Cultura vai apoiar projeto de revitalização do complexo arquitetônico do Valongo


23/06/2003 15:33

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A Secretaria Estadual de Cultura vai apoiar o projeto de restauração e revitalização do complexo arquitetônico do Valongo, que envolve o Santuário de Santo Antônio e a Ordem Franciscana Secular. O compromisso foi assumido pelo secretário-adjunto Edmur Mesquita durante audiência com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e uma comissão da ONG Valongo, Minha Casa. A reunião aconteceu na terça-feira, 17/6, na sede da Secretaria.

A Secretaria dará suporte técnico para que a ONG busque financiamento por meio da Lei Rouanet. O grupo de técnicos da Secretaria também fará o acompanhamento junto à comissão responsável pela avaliação e a liberação dos projetos que terão direito ao incentivo.

Paralelamente, também buscará ajuda da iniciativa privada para doação de materiais necessários às obras de restauração do telhado da biblioteca do complexo, estimadas em R$ 100 mil. Para viabilizar estes materiais, a secretaria tentará estabelecer parcerias com empresas que estão em débito com o fisco estadual. O valor dos materiais doados poderá ser abatido da dívida.

"Foi um contato produtivo, que abriu portas para avançarmos no projeto de revitalização do complexo do Valongo, uma área de importância histórica e afetiva ímpar para nossa cidade", enfatizou a deputada Prandi, após a reunião. O presidente da ONG Valongo, Minha Casa, Oswaldo da Cruz, afirmou que "não foi tudo o que a ONG espera do governo estadual, mas os compromissos assumidos pelo secretário-adjunto são importantes e poderão ajudar a impulsionar o projeto de restauração".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp