Informações sobre ônibus adaptados na Baixada Santista


11/06/2003 15:03

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) enviou ofício ao presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior, solicitando informações sobre o número e a distribuição de veículos adaptados para portadores de necessidades especiais em circulação nas linhas intermunicipais da Baixada Santista.

A deputada afirma ter recebido inúmeras reclamações de deficientes físicos sobre a carência desses veículos nas linhas intermunicipais que cortam a Baixada. "Se eles existem, são tão poucos que nem sequer são vistos em circulação", ela afirma.

Estimativas baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde apontam a existência de cerca de 150 mil residentes na Baixada com alguma forma de deficiência motora, sensorial ou cognitiva. "Como gerenciador do sistema, o poder público tem obrigação de fazer com que as concessionárias ofereçam serviço de qualidade, o que inclui garantir a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais", enfatiza Maria Lúcia. O transporte coletivo adequado é uma das formas de garantir a inserção dessa parcela da população na vida comunitária, avalia a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp