Esclarecimento sobre reunião para discutir a TV Cultura


27/11/2003 16:37

Compartilhar:


Da assessoria de imprensa Liderança do PSDB

A propósito da notícia sob o titulo "Deputados criticam ausência de secretário à reunião sobre TV Cultura", publicada na edição desta quinta-feira, 27/11, a liderança do PSDB na Assembléia divulga informação que recebeu da Secretaria de Estado da Fazenda, para que a verdade seja restabelecida:

"O secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, não trata com descaso nem com má vontade a discussão sobre a TV Cultura, conforme diz a nota, de autoria da liderança do PT. O secretário sempre se dispôs a comparecer na reunião da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, que já foi agendada anteriormente e desmarcada pelos próprios deputados.

Tampouco o secretário Guardia "cancelou na última hora", conforme consta da nota, sua participação na reunião marcada para a quarta-feira, 26/11, às 10 horas. Na verdade, o secretário estava em Brasília desde terça-feira, para participar das discussões sobre a Reforma Tributária no Senado Federal. Na quarta-feira às 6h30 da manhã, ele já estava no aeroporto de Brasília, onde embarcaria para São Paulo e chegaria a tempo de participar da reunião na Assembléia.

Entretanto, o vôo TAM JJ 3719 previsto para sair às 7h31 sofreu atraso de mais de uma hora, fato que impediria o secretário de chegar às 10 horas na Assembléia Legislativa. Eduardo Guardia entrou em contato com a presidente da Comissão, deputada Célia Leão, informando-a do atraso do vôo devido ao fechamento do Aeroporto Internacional de Brasília, e afirmando que iria direto para a Assembléia, a fim de discutir com os deputados a situação da TV Cultura.

A deputada entrou em contato com os deputados do PT, Vicente Cândido e Simão Pedro, informando-os sobre o atraso do secretário. Os deputados, porém, entenderam que seria mais conveniente desmarcar a reunião. Como se nota, o secretário não cancelou sua participação, ao contrário da notícia divulgada pela liderança do PT. Mas o secretário se prontificou a comparecer oportunamente para discutir o assunto.

Eduardo Guardia chegou à Assembléia por volta de 10h30, sendo recebido pelo presidente Sidney Beraldo. Estavam presentes o líder do PSDB, Vaz de Lima, o líder do PPS, Arnaldo Jardim, o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Luiz Gonzaga Vieira, a presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, Célia Leão, e o deputado Aldo Demarchi que chegou logo após.

Finalmente, é oportuno esclarecer que em nenhum momento o Governo do Estado nem o secretário da Fazenda têm se omitido em participar de discussões que envolvem a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, ou qualquer outro tema de interesse da Assembléia Legislativa".

alesp