Deputada pede que governos Estadual e Federal ajudem CRPI na reconstrução de pavilhão incendiado


09/03/2005 17:32

Compartilhar:


"Há 40 anos, o CRPI presta atendimento de qualidade na recuperação de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Não podemos permitir que um incêndio comprometa este trabalho, referência nacional de pioneirismo e qualidade." Assim reagiu a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) ao tomar conhecimento do incêndio que destruiu a sala de recreação e eventos da instituição.

Imediatamente, a parlamentar enviou ofícios às secretarias estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e nacional de Assistência Social, esta órgão ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Nos documentos, a deputada Prandi apela para que sejam liberados recursos, visando à reforma da sala e reposição dos equipamentos destruídos pelas chamas.

Maria Lúcia também faz um breve histórico da entidade, e ressalta a importância do trabalho realizado no tratamento e na reabilitação de crianças e adolescentes de toda Baixada Santista. "É um serviço belíssimo. Não podemos permitir que uma fatalidade comprometa esta caminhada. A união de esforços entre as diversas esferas do Poder Público e a iniciativa privada pode viabilizar os reparos", ressalta.

Outro ponto destacado pela parlamentar é o que pavilhão queimado também é palco das festas realizadas pela entidade. "Além de comprometer diretamente o trabalho de reabilitação, este sinistro pode atrapalhar a promoção de eventos para arrecadação de fundos para a instituição", afirma a deputada Prandi. A principal destas atividades é a Festa Junina.

O evento atrai centenas de pessoas, que têm oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pelo CRPI. Além disso, também colaboram com a manutenção da entidade, consumindo bebidas e comidas típicas e participando de jogos tradicionais dos festejos juninos. "É um momento ímpar de integração da instituição com a comunidade", lembra a parlamentar.

A deputada Prandi é autora da Lei Estadual 10.039/98, que outorgou o título de Utilidade Público Estadual à entidade. "Ainda hoje, me emociono com as lembranças da primeira vez que estive no CRPI. E, a cada vez que tenho oportunidade de estar lá, esta emoção é redobrada. É nítido, transborda, o carinho e a dedicação com que os profissionais trabalham", acrescenta.

História

O Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI) foi fundado por Steffi Leonere Asch na década de 60. Ao longo destes 40 anos, a entidade tem proporcionado, gratuitamente, um programa total de reabilitação a crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas, cerebrais, motoras e auditivas. O objetivo é viabilizar sua inserção social.

A instituição foi administrada por Steffi até seu falecimento no início de 1998, quando a direção da entidade foi assumida pelo empresário Nacim Mussa Gaze, o Viola. Hoje, o CRPI atende 257 crianças e adolescentes de toda a região. Outras 100 estão na lista de espera para serem atendidas. O centro dispõe de 58 funcionários, sendo quatro ex-pacientes.

A entidade presta um amplo serviço de reabilitação. Em seu quadro funcional, conta com pediatras, fisioterapeutas, ortopedistas, neurologista, odontopediatra, psicólogos, assistente social e terapeutas ocupacionais. Em parceria com a Prefeitura, o CRPI também mantém classes de pré-escola e ensino fundamental, até a 4ª série.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp