Estudo de erradicação do cancro cítrico pode beneficiar Prudente


14/11/2008 19:12

Compartilhar:


Decorridos mais de 50 anos da proibição do cultivo de cítricos em Presidente Prudente, uma solução para a retomada dessa atividade pode estar próxima. A Comissão Técnica de Citricultura da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento encontra-se em processo de estudo do problema, cujo objetivo é encontrar meios para erradicar o cancro cítrico, doença que tem dizimado os laranjais paulistas.

Nesta semana, o deputado Ed Thomas (PSB) voltou a falar com o secretário João de Almeida Sampaio Filho, em reunião na Cooperativa Casul, em Parapuã. "Não podemos aceitar que nossa região seja penalizada com o corte de pés de frutas cítricas, quando o certo seria eliminar as doença", diz Ed Thomas.

Esta não foi a primeira vez que o parlamentar falou sobre o assunto com Sampaio Filho. Na comemoração dos 40 anos da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, feita em Presidente Venceslau, o pedido foi formulado pessoalmente e em pronunciamento público de Ed Thomas, na presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini.

Assim como tem insistido na instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na região de Presidente Prudente desde o seu primeiro mandato de vereador, Ed Thomas luta pela liberação do cultivo de frutas cítricas como alternativa de produção no campo, visando a geração de emprego e renda, já que a região tem evidente potencial para aquela cultura.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp