Encontro sobre Assistência Social reúne municípios da região de Jaú

(com fotos)
19/03/2002 17:15

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Pedro Tobias (PSDB) esteve, no último sábado à tarde, em Jaú, onde, ao lado do secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Guimarães Proença, participou de encontro com agentes sociais de 13 municípios da região. Eles discutiram o intercâmbio de informações sobre as realidades locais e as diretrizes políticas desenvolvidas pelo governo do Estado. Também prestigiaram o evento, realizado na Câmara Municipal de Jaú, Delvita Pereira Alves, coordenadora institucional da Secretaria de Assistência Social; Maria Moreno Perroni, diretora da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads-Bauru) e Maria da Lapa Gusto Morandi, secretária municipal de Assistência Social de Jaú, além de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de assistência social.

O prefeito de Jaú, João Sanzovo Neto, destacou a política implementada nos últimos anos pelos governos Federal e Estadual na área social. "Os atuais governos estão investindo pesado em programas sociais que antes eram ignorados. Isso não significa assistencialismo, mas direito à cidadania. Por essa razão, escolhemos como slogan da administração ''Jaú valoriza o ser humano''", revelou.

Sempre sensível às questões sociais, o médico e deputado Pedro Tobias ressaltou, durante o evento, que o governo do Estado está investindo mais de 60% do orçamento em programas sociais que estão beneficiando milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. Como exemplo citou o Renda Cidadã, que tem como objetivo propiciar às famílias em condições de extrema pobreza, apoio financeiro temporário e ações sócio-educativas visando à melhoria da qualidade de vida.

Tobias lembrou ainda que os governos Federal e Estadual estão desenvolvendo cerca de 100 programas junto à população carente, formando, assim, uma verdadeira rede de proteção social.

O secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social elogiou o trabalho do deputado na área social. "Ele tem dado uma atenção especial aos programas de nossa pasta, inclusive apresentando emendas ao orçamento que ampliam os investimentos no setor".

Proença chamou a atenção dos agentes municipais presentes ao encontro sobre a necessidade dos programas estarem centrados nos focos de exclusão social. Segundo ele, muitas vezes as entidades conveniadas atendem somente quem as procura quando, na verdade, deveriam ir em busca de todos os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade, ou seja, de risco pessoal ou social. "Estamos trabalhando com as conseqüências e não com as causas do problema", alertou Proença.

De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, os governos Federal e Estadual investem mensalmente cerca de R$ 1,2 milhão a R$ 1,3 milhão em programas sociais em todo o Estado.

Após o encontro regional realizado na Câmara de Jaú, Proença inaugurou oficialmente o programa S.O.S. Bombeiros na escola estadual "Joaquim Ferreira do Amaral", que irá oferecer atividades sócio-educativas para 30 garotos carentes da cidade.

alesp