Tomohisa Sunago: poeta da cor cujas líricas são suas paisagens

Emanuel von Lauenstein Massarani
17/06/2003 16:39

Compartilhar:


A natureza possui tal beleza que não há ser humano que seja capaz de aprecia-la esteticamente em relação a tal imediatismo e excluir a função mediadora de qualquer outro elemento.

As aquarelas de Tomohisa Sunago, sobretudo suas paisagens, transformam o ambiente natural das quais se inspiram e são recreadas da maneira em que o artista ¨as capta¨ e o observador ¨profano¨ não necessita recorrer a qualquer tema de confronto para admirar sua beleza.

Valendo-se da tonalidade das veladuras o artista sabe extrair a essência lírica mais profunda de cada paisagem, onde fixa a vida nos aspectos elementares do ritmo e da luz, aspectos esses que a natureza possui e que constituem o fascínio e as sugestões mais sutis. Graças a essa técnica apropriada consegue transmitir uma visão paisagística que representa a quinta essência daquela real.

O pintor é um verdadeiro poeta, um poeta da cor e suas líricas são suas paisagens que refletem serenidade, espelho de uma inexaurível veia criativa, de excelente nível figurativo e estético. Chamamentos, analogias e sugestões são termos que pertencem ao mundo da poesia, certamente porque ela possui uma linguagem universal e fala à sensibilidade de todos.

Suas obras são dominadas por uma justa medida de harmonia e equilíbrio entre a forma e a cor. Assim é ¨Parque da Aclimação¨, aquarela doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa e que recebeu Medalha de Prata no 3º Salão Bunkyo, organizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

O Artista

Tomohisa Sunago nasceu em 1929 no Japão. Formou-se pela Tokyo University of Foreign Studies em 1951. Veio ao Brasil em 1952, fixando-se no Rio de Janeiro onde exerceu as funções de Secretário Particular do então Embaixador do Japão no Brasil, Doutor Shin Kimitsuka.

Participou de diversas exposições coletivas, destacando-se entre elas: Salão Seibi (1959); Salão Bunkyo (1982, 1983,1984 e 1985);¨Pinte São Paulo¨, Museu de Arte de São Paulo (1986); Salão Paulista de Belas Artes (1987, 2001 e 2002); Art Show (1997 e 1998); Pintura Figurativa Bunkyo (2001 e 2003) .

Realizou exposições individuais no Aruja Golf Clube ( 1993 ); Hotel Jequitimar, Guarujá ( 1994 ); Tokyo Gaigo Kaikan, Ginza, Japão ( 1999 ), Museu de Arte Nipo-Brasileiro, São Paulo ( 2001 ).

Recebeu os prêmios: Medalha Acrylex ( 1982 ), Medalha de Prata Bunkyo (2003 ), e suas obras encontram-se em diversas coleções do Japão e no Brasil, notadamente na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp