Programa Escola da Família poderá ter reabertas unidades


26/02/2009 16:01

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/B_PAULOALEXUNIDADES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Programa Escola da Família poderá ganhar um novo impulso com a reabertura de unidades fechadas em 2007. Até o final do ano passado, 27 delas retomaram as atividades realizadas aos finais de semana. Na última quinta-feira, 19/2, em reunião com a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) conseguiu reativar o programa na Escola Estadual Três Barras, em Pedro de Toledo.

Ex-coordenador do programa Escola da Família e ex-secretário adjunto do Estado da Educação na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, Paulo Alexandre preside, atualmente, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Escola da Família. A partir do levantamento que será realizado pela frente, o deputado pretende levar novos pedidos de reabertura à secretaria.

"Há bairros que não contam com nenhum equipamento de lazer. A escola, muitas vezes, é o único lugar disponível para entretenimento e inclusão social. Por isso, existem movimentos organizados de pais e alunos reivindicando a volta do programa", disse o parlamentar.

Atualmente, o programa reúne 4,6 mil profissionais da educação, mais de 4 mil voluntários, 18.548 estudantes universitários, 20.885 voluntários e 234 instituições de ensino superior conveniadas. Desde a sua criação, 81 mil universitários participaram do programa.

Implementado em agosto de 2003 pelo ex-secretário Gabriel Chalita, o projeto já funcionou em mais de 5 mil escolas. Além da abertura das escolas aos finais de semana, o programa assegura bolsa integral de estudo para os universitários que participam como monitores. O Estado arca com 50% do valor da mensalidade e o restante pela faculdade conveniada.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp