Governo testa tornozeleiras para presos de regime semi-aberto


21/05/2008 10:43

Compartilhar:


A secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SAP) já começou a testar a eficiência da lei de autoria do deputado Baleia Rossi, do PMDB e vice-líder do governo Serra, que obriga presos em liberdade provisória a usarem tornozeleiras, pulseiras eletrônicas com as quais serão monitorados via satélite, quando estão fora das penitenciárias paulistas.

A SAP concluiu há dias os testes com 100 detentos do regime semi-aberto e o resultado deixou as autoridades do sistema penitenciário estadual bastante otimistas, pois até os presos que usaram os aparelhos em caráter experimental aprovaram o novo sistema de monitoramento.

Cada detento ficou uma semana com o equipamento e, depois, teve que responder um questionário, informando suas impressões sobre o uso do aparelho quando estão fora da cadeia, conforme determina a lei de autoria de Baleia Rossi. Todos os detentos submetidos a essa experiência consideraram a medida positiva, informou o parlamentar. Dos três modelos testados, dois revelaram que o monitoramento eletrônico dos presos com liberdade temporária pode ser realizado com sucesso.

Ao tomar conhecimento do êxito do teste realizado pela secretaria de Administração Penitenciária, Baleia Rossi observou que o resultado confirma a eficiência desse sistema de vigilância de detentos, já comprovada em outros países, e elogiou a determinação do governador José Serra em agilizar a implementação da medida e investir na área de Segurança Pública.

A previsão é a de que o governo do Estado venha a adquirir 20 mil tornozeleiras ou pulseiras para monitorar os detentos paulistas beneficiados pelo regime semi-aberto. O custo de cada equipamento é estimado em torno de R$ 600,00.





baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp