São Sebastião sedia seminário de turismo do Fórum São Paulo Século XXI


15/06/2000 08:56

Compartilhar:


O Grupo Temático de Turismo e Serviços, do Fórum São Paulo Século XXI, realizará o seminário "Regionalização e Municipalização do Turismo" no próximo dia 18, a partir das 10 h, no auditório do hotel Canto da Praia, em Juquehy, município de São Sebastião. O evento faz parte das atividades do Fórum, órgão composto de 16 grupos temáticos e criado pela Assembléia Legislativa para discutir propostas para o futuro de São Paulo nas próximas décadas. O grupo temático que organizou o seminário é coordenado pelo deputado Paulo Julião (PSDB) e tem como relator o deputado Nabi Abi Chedid (PSD).

O encontro será aberto na noite de sábado, 17/6, no hotel Canto da Praia, com a presença do presidente da Assembléia, Vanderlei Macris; do presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho; do coordenador de Turismo do Governo do Estado, Virgílio Carvalho, e de representantes dos mais significativos segmentos, associações e entidades afins. Os debates ocorrerão no domingo, das 10 às 17 h, no auditório do hotel.

O Grupo Temático de Turismo e Serviços já realizou três seminários para estimular o desenvolvimento do setor, que é um dos maiores geradores de empregos e riquezas no mundo. "São 204 milhões de pessoas que o turismo emprega, totalizando 10,6% da força de trabalho global", informou Paulo Julião. Segundo ele, o desafio das discussões com a sociedade é encontrar novas alternativas que possam suprir as necessidades da população. "O Brasil tem 8 mil quilômetros de litoral. Só o Litoral Norte paulista tem mais de 370 quilômetros de costa, mas muitos dos seus atrativos naturais e culturais ainda são pouco explorados e isso poderia gerar inúmeras oportunidades de negócios", completou o deputado.

O seminário do dia 18 vai debater, entre outros temas, a sustentabilidade do turismo, feiras e eventos, hospedagem e alimentação, turismo náutico, rural e ecológico. Paulo Julião salientou a importância do encontro, que possibilitará ações unificadas para atrair investimentos não só para o Litoral Norte, mas para o Vale do Paraíba e outras regiões. O deputado destacou que o Estado de São Paulo é o maior receptor de turistas estrangeiros do país, além do principal emissor interno. "Esse potencial também precisa ser capitalizado para os diversos pontos turísticos do interior, como a hidrovia Tietê/Paraná e o Litoral Norte", exemplificou. Segundo estimativas da Embratur, o país deve receber cerca de 6,5 milhões de turistas estrangeiros até 2003. "No Brasil, o setor movimenta mais de 16 bilhões de dólares em salários, e isso ainda é pouco perto do potencial existente", finalizou o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp