Audiência pública vai debater conferência de combate ao racismo


16/10/2001 16:15

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Acontece nesta sexta-feira, 19/10, a partir das 14 h, no auditório Teotônio Vilela, a audiência pública sobre a III Conferência de Combate ao Racismo: Perspectivas, Resultados, Encaminhamentos. O evento, promovido pelo deputado Nivaldo Santana (PCdoB), vai debater as perspectivas, para o Brasil, da discussão promovida pela III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban, África do Sul, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. No encontro também se pretende definir as melhores propostas de políticas públicas específicas para a questão do negro e dos demais tipos de discriminação.

"É necessário haver políticas públicas de caráter universalista - em educação, saúde e trabalho, entre outras áreas -, medidas específicas direcionadas aos negros, para reverter a longa distância racial presente em nosso país. Esse é o grande e até hoje não resolvido desafio para o Brasil", explicou Santana.

Participarão da audiência Edna Roland, relatora oficial da III Conferência e líder da ONG Fala Preta - Organização de Mulheres; Gilberto Vergner Sabóia, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça; Ricardo Henriques, do Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA/UFF); Alexandre Mello, diretor de estudos, pesquisas e projetos da Fundação Palmares; Neide Aparecida Fonseca, presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial; Maria Izabel da Silva, da Secretaria de Políticas Públicas da CUT; e Antônio Carlos Arruda da Silva, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.

A conferência internacional realizada na África do Sul discutiu origem, causas, formas e manifestações de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância. O evento reuniu cerca de 16 mil representantes de 123 países, entre líderes governamentais, organizações internacionais e intragovernamentais e organizações não-governamentais. O deputado Nivaldo Santana foi o único representante da Assembléia Legislativa de São Paulo em Durban.

alesp