Equipe do ITESP visitará terras da Associação Afro Brasileira de Salto de Pirapora


08/03/2002 18:35

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Em resposta a ofício encaminhado em outubro do ano passado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT) ao então secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, o ITESP (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva") informou que estará encaminhando uma equipe para Salto de Pirapora ainda no mês de março para realizar levantamentos técnicos sobre uma possível área de quilombo.

A demarcação de terras foi solicitada a Hamilton Pereira juntamente com o pedido, pelo presidente da Associação Afro Brasileira de Salto de Pirapora e Região, Orlando José da Silva, para reconhecimento da comunidade como remanescentes de quilombo.

A equipe do ITESP que visitará a área, localizada próximo ao Quilombo Cafundó, é responsável pela elaboração dos relatórios técnicos de identificação de áreas. "Este já é um primeiro passo para o reconhecimento da comunidade e de seu espaço", explica Hamilton Pereira. "Processos como este, são muito importantes para a preservação da cultura destas comunidades, que sem dúvida alguma, exerceram importante papel na construção do patrimônio cultural do nosso País", completa.

alesp