Municípios manifestam apoio à instalação de campus da Unesp em Sorocaba


04/03/2002 18:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) recebeu, no último mês de fevereiro, moções de apoio das Câmaras Municipais de Votorantim e de Salto, pela aprovação de emenda ao orçamento do Estado, que garantiu R$ 8 milhões à Unesp para a instalação de um novo campus na região de Sorocaba.

De autoria do vereador Primo Alvino Vieira, de Votorantim, a moção veio acompanhada de um requerimento que solicita à prefeitura um contato com a direção do Grupo Votorantim, visando à cessão do prédio da empresa ao município para a instalação do campus.

Já a moção de Salto, foi subscrita pelos vereadores petistas Erasmo Rocha dos Santos, Antonio Luciano Zinsly e Divaldo Aparecido dos Santos.

Entidades Civis

A luta pela universidade pública também recebeu o apoio de aproximadamente vinte entidades civis de Sorocaba, entre sindicatos e associações de moradores.

Liderado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), o movimento Universidade Pública em Sorocaba Já esteve reunido no último dia 1º de março, com deputados estaduais e federais da região para obter mais informações sobre o processo de instalação do campus na região.

Hamilton Pereira explicou que com a aprovação dos recursos, os principais obstáculos para a implantação da universidade foram removidos. O deputado também ressaltou a importância do envolvimento da sociedade na discussão. "A participação da sociedade irá possibilitar uma coesão de ações e a conseqüente aceleração do processo de instalação da universidade pública em nossa região", destacou Hamilton.

O deputado propôs a discussão em paralelo da proposta de instalação do campus da Unesp na Fazenda Ipanema, em Iperó. Apoiado pelas entidades presentes à reunião, Hamilton Pereira defendeu que "é preciso ter um Plano B caso haja algum impasse jurídico quanto à instalação de um campus na Fazenda Ipanema". "Esta é uma oportunidade histórica e não podemos perder tempo para concretizá-la", concluiu Hamilton.

alesp