Noticiário da liderança do PT na Assembléia, com o resumo das ações dos parlamentares durante a semana


28/11/2003 20:16

Compartilhar:


Da assessoria de comunicação da Liderança do PT

PT cobra explicações do governo sobre ausência de secretários

Apesar das inúmeras denúncias de irregularidades na TV Cultura, impera o silêncio do PSDB em relação à caótica situação da emissora. Nesta semana, o secretário da Fazenda Eduardo Guardia cancelou na última hora participação em audiência na Comissão de Cultura da Assembléia que debateria o assunto. Simão Pedro e Vicente Cândido exigiram do PSDB o compromisso de que a questão seja discutida ainda este ano, e Enio Tatto criticou a ausência do secretário, lembrando que o PSDB tem muito a explicar sobre o que fizeram com a premiada TV Cultura.

O secretário da Educação Gabriel Chalita até agora também não esclareceu porque decidiu fechar os 59 CEFAMs - Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Apesar dos sucessivos convites, não veio à Comissão de Educação que é presidida por Carlinhos Almeida. Cerca de mil alunos e professores de diversas unidades do Interior e da Capital estiveram no Parlamento para reivindicar a manutenção dos Centros. O debate contou com a participação de Emidio de Sousa, primeiro secretário da Assembléia, Fausto Figueira, Roberto Felício e Sebastião Almeida.

Sebastião Almeida apresentou ainda projeto que cria a Frente Parlamentar pela Defesa da Água, e Roberto Felício trouxe à Assembléia um abaixo-assinado com 15 mil adesões, do Fórum em Defesa do Rio Piracicaba, cobrando a votação do projeto do Executivo que institui a cobrança do uso da água. Lei de Simão Pedro que normatiza a reutilização e doação de alimentos foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin esta semana. A Assembléia aprovou, em 25/11, projeto de Vicente Cândido que regulamenta, no âmbito do Estado, a lei federal das Organizações da Sociedade Civil.

Sebastião Arcanjo (Tiãozinho), presidente da Comissão de Serviços e Obras da Assembléia, promoveu, em 28/11, o lançamento do livro a Reconstrução do Setor Elétrico Brasileiro de Ildo Sauer, diretor de Gás da Petrobrás.

imprensa@ptalesp.org.com.br

alesp