Radioterapia na Santa Casa de Araçatuba


05/05/2008 09:19

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) cobrou nesta terça-feira, 29/4, do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, uma solução para o problema do aparelho de radioterapia da Santa Casa de Araçatuba. No plenário da Assembléia, Cido Sério destacou que o aparelho não funciona há dois anos, o que tem prejudicado muito os pacientes que precisam passar pela radioterapia.

"Os pacientes de Araçatuba precisam esperar dois meses para iniciar o tratamento, que hoje é feito nos hospitais de Barretos e São José do Rio Preto, cidades localizadas a 300 e 150 quilômetros, respectivamente. Pode ser fatal para um paciente com câncer esperar todo esse tempo para ser atendido", diz o deputado.

"Desde 2006 o tratamento de radioterapia está completamente suspenso no hospital, o que penaliza muito os pacientes. Na época, a Santa Casa e a prefeitura chegaram à conclusão de que era necessário comprar um acelerador linear, que é um equipamento mais moderno que a bomba de cobalto no tratamento radioterápico. O equipamento custa cerca de R$ 2,7 milhões. Vários pedidos já foram feitos tanto ao governo do Estado quanto à União, mas até hoje não temos uma solução", lamentou o deputado.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp