Inauguradas fábricas de vacinas no Instituto Butantan


27/04/2007 15:19

Compartilhar:


O deputado André Soares (DEM) esteve na quinta-feira, 26/4, no Instituto Butantan, onde o governo do Estado inaugurou a primeira fábrica de vacina contra a gripe do hemisfério Sul e uma fábrica de vacina contra gripe aviária, a primeira unidade do gênero no país. Segundo Soares, a partir de 2008, o Instituto Butantan suprirá completamente a demanda nacional, o que vai gerar economia de R$ 100 milhões aos cofres públicos. Com cerca de 10 mil metros quadrados, a fábrica contra a gripe terá capacidade de produzir até 40 milhões de doses de vacina por ano.

Na opinião do parlamentar, um dos aspectos mais importantes do projeto é o avanço tecnológico das fábricas, já que grande parte dos equipamentos foi desenvolvida com mão-de-obra local. Além disso, o fato de São Paulo deixar de comprar vacinas da Europa e passar a produzi-las demonstra o crescimento científico do Estado.

Para o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a inauguração da fábrica "é um marco na história da saúde pública brasileira". "Esse é um investimento que irá contribuir para salvar milhares de vidas", ressaltou.

asoares@al.sp.gov.br

alesp