Baixada terá programa de prevenção ao câncer de pele


13/04/2004 17:34

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A Divisão Regional de Saúde está preparando um programa para prevenção e combate ao câncer de pele em toda Região Metropolitana da Baixada Santista. A confirmação foi feita pelo diretor da DIR, José Ricardo Di Renzo, durante audiência com a deputada estadual Maria Lúcia Prandi. A implantação do programa foi proposta pela parlamentar em janeiro desse ano ao secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

"Esta é uma iniciativa extremamente importante, que certamente trará reflexos positivos para nossa população e para os turistas que visitam a região", afirma Prandi, acreditando que a campanha tem grande apelo popular e certamente encontrará parceiros na iniciativa privada.

Conforme explicou Di Renzo, o objetivo é envolver as duas faculdades de Medicina da cidade nesse projeto. "Vamos levar esta questão para discussão também no Fórum dos Gestores de Saúde da região e no Condesb. Até agosto, o projeto deverá estar pronto para que possamos colocar a campanha em prática na próxima temporada de verão", disse o diretor da DIR.

Proteção

Durante o encontro, a deputada também enfatizou a importância das orientações chegarem a determinadas categorias de trabalhadores que atuam mais expostos ao sol, como os da construção civil e os portuários.

"Estas pessoas trabalham permanentemente sob o sol, sem qualquer proteção, o que eleva os riscos de contraírem câncer de pele. Daí a importância dessa orientação sobre o uso de protetores solares e outros cuidados que devem ser adotados para impedir que a doença surja", lembra Maria Lúcia Prandi, ressaltando que o câncer de pele é o mais freqüente.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp