1º Secretário apóia luta do Sindsaúde-SP


09/05/2005 13:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

"Nós, funcionários da saúde, temos compromisso com a vida dos pacientes. O governador Geraldo Alckmin usa este compromisso para ignorar nossas reivindicações e nos humilhar", afirmou o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), que é médico e trabalha no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira, 6/5, na assembléia geral do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP), realizada no centro da capital.

O Sindsaúde-SP está integrado à campanha salarial unificada dos trabalhadores públicos estaduais, composta por 19 sindicatos. A categoria reivindica reajuste de 25% para recuperar as perdas salariais desde agosto de 2001, o fim do assédio moral que sofrem os funcionários do setor, melhores condições de trabalho e atendimento à população, jornada de trabalho semanal de 30 horas e aumento do vale-refeição de R$ 4,00 pra R$ 10,00.

Para Figueira, tanto os funcionários quanto os usuários e pacientes enfrentam dificuldades devido à precariedade dos serviços oferecidos pelo Estado na área da saúde, apesar desse quadro, afirmou, "colocamos nossas vidas à disposição dos pacientes, porque temos, por consciência, a obrigação de trabalhar pela saúde deles".

O parlamentar distribuiu na assembléia um folheto em apoio à luta do Sindsaúde-SP, em que pede o fim do assédio moral e reposição salarial já. Nele, o deputado classifica o governador Geraldo Alckmin de "Robin Hood às avessas", ao "dar prêmios-incentivo de até 370% aos ocupantes de altos cargos, só de 11% aos encarregados de sessão e nada aos demais funcionários".

Sobre o fim do assédio moral, uma das principais reivindicações da categoria, o folheto destaca que os funcionários vivem "situação de humilhação e constrangimento". Diz ainda que "há perseguição a dirigentes sindicais, cipeiros, além de transferências como forma de punição e despromoções".

Figueira também colocou seu mandato no Parlamento Paulista à disposição da categoria.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp