Deputado pede devolução da Escola Japonesa em Santos


18/06/2003 18:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira



No dia do 95º aniversário do início da imigração japonesa para o Brasil, comemorado nesta quarta-feira, 18/6, o deputado Fausto Figueira (PT) apresentou moção, na Assembléia Legislativa, pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que determine a devolução à comunidade nipônica santista da casa onde funcionava a antiga Escola Japonesa de Santos. O imóvel, localizado à rua Paraná, 129, na Vila Mathias, foi confiscado durante a 2ª Guerra Mundial e, apesar de reivindicado pela Associação Japonesa de Santos, jamais foi devolvido.

Fausto lembrou o trabalho desenvolvido há anos pelo vereador santista Adelino Rodrigues (PSB), na presidência de uma comissão especial de vereadores na Câmara de Santos, visando a devolução do prédio. "Mesmo com a luta do vereador Adelino, da Câmara e da Associação Japonesa, o governo brasileiro não corrigiu essa injustiça com essa comunidade que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nosso país. As comemorações dos 95 anos da chegada do navio Kasato Maru, com os primeiros imigrantes, são uma excelente oportunidade para o Governo Federal fazer um gesto simbólico em favor da grande amizade que une os nossos povos."

Figueira lembrou a importância da contribuição nipônica à cultura brasileira: "Temos enorme orgulho de ter acolhido, há quase um século, as primeiras famílias vindas do Japão e todas as que se seguiram. Devemos a elas parte do desenvolvimento da nossa economia, sobretudo na agricultura e na pesca, com a introdução de novas técnicas de produção e de cultivo".

Homenagem a Justo

O deputado Fausto Figueira propôs também na Assembléia, por meio de projeto de lei, que se dê o nome do ex-prefeito e ex-deputado estadual Oswaldo Justo ao túnel localizado no quilômetro 47,400 da Rodovia dos Imigrantes. O político santista faleceu no último dia 14 de abril.

Fausto Figueira argumenta em favor de sua proposta: "Justo foi um político controvertido e astuto, de quem tive a honra de ser parceiro na luta democrática e um cordial adversário na disputa partidária."

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp