Aprovada lei que institui o Dia do Agente do Meio Ambiente


28/05/2008 11:10


O deputado José Bittencourt (PDT) fez uma homenagem aos profissionais que sobrevivem da coleta de resíduos sólidos recicláveis nas ruas de São Paulo, e instituiu, em seu projeto, que já foi aprovado em plenário, uma nova nomenclatura aos trabalhadores, que passam a ser chamados agentes do meio ambiente.

"A lei fixa a data comemorativa em 5 de junho. O objetivo principal é mostrar à sociedade o valor desses trabalhadores que colaboram com a saúde pública, ajudam a manter a limpeza do nosso Estado e automaticamente promovem a defesa do Meio Ambiente", comentou o deputado. Segundo Bittencourt, há muito tempo que essas pessoas são excluídas da sociedade por não terem reconhecido o trabalho que fazem nas ruas.

"Eles estão trabalhando, mas infelizmente nem todos enxergam dessa maneira. Faltava-lhes um título para que recebessem uma classificação na lista dos trabalhadores do Estado de São Paulo, e, acima de tudo, a titulação representa o estímulo necessário para essa classe de trabalhadores", analisa o parlamentar, que sugere pesquisa para saber se essas pessoas têm consciência de sua contribuição ao meio ambiente.

O deputado reconheceu que "a força de vontade desses homens e mulheres para sobreviver é inquestionável, mas ainda assim encontram dificuldades e discriminação social". A lei cita várias maneiras para manter a qualidade do meio ambiente, como o Programa de Reciclagem em estabelecimentos públicos, e a conscientização por parte da população em relação ao valor do nosso lixo, desde que ele seja devidamente separado e previamente selecionado.



jbittencourt@al.sp.gov.br