Mobilização da sociedade vai pressionar pela instalação da CPI da pedofilia, avalia deputado


17/04/2009 09:41

Compartilhar:


O deputado Afonso Lobato (PV) defendeu a mobilização da sociedade e dos líderes partidários para que a Assembléia Legislativa instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a pedofilia. A proposta foi apresentada na quinta-feira, 16/4, durante audiência pública que discutiu o tema, no auditório Teotônio Vilela. O encontro contou com a participação de representantes de organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos e de entidades de apoio às vítimas da violência, além de vereadores, políticos e médicos.

O deputado citou o caso de Catuçaba, distrito de São Luiz do Paraitinga, onde duas irmãs " uma de 11 anos, portadora de síndrome de Down, e outra de 13 " foram vítimas de abuso e exploração sexual, que resultou na gravidez da mais velha. O acusado, o ex-policial civil Elias Antônio Teixeira, de 55 anos, foi preso. Ele agia com a permissão da mãe das meninas, Maria Campos Silva, que era sua amante e também foi presa.

Os participantes da audiência defenderam leis mais rígidas, que responsabilizem criminalmente os pedófilos, sem deixar de prestar a assistência necessária para evitar que voltem a praticar a selvageria sexual contra crianças e adolescentes. Lobato sugeriu que cada deputado mobilize sua região de atuação. "Vou organizar um abaixo-assinado em todas as paróquias da Diocese de Taubaté, pedindo a abertura imediata da CPI", acrescentou. A proposta foi bem aceita pelo organizador da audiência pública e bispo primaz da igreja Renascer, deputado José Bruno (DEM).



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp