Deputado Afanasio defende a criação da prevenção geriátrica em hospitais


29/08/2000 14:26

Compartilhar:


O deputado Afanasio Jazadji (PFL) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir atendimento geriátrico preventivo gratuito nos hospitais da rede pública de saúde do Estado de São Paulo. A proposta estabelece que "essa prestação de serviços de assistência médica ambulatorial na área geriátrica visa a promoção da saúde, tratamento e reabilitação da população idosa".

O projeto de Afanasio autoriza também que a Secretaria Estadual da Saúde firme convênios com empresas privadas e entidades da sociedade civil para dar cumprimento ao disposto na lei. Cada unidade de atendimento disporá de um serviço de marcação de consultas por telefone. Afanasio lembra que "grande parte da população do Estado de São Paulo já é composta por idosos e essa porcentagem aumentará ainda mais". Para ele, é preciso cuidar da terceira idade, que enfrenta tantos problemas, entre os quais o desgaste do poder aquisitivo na sua condição de aposentado.

O deputado explica que, por meio de prevenção em hospitais públicos, o governo do Estado não terá grandes despesas: "Havendo prevenção contra doenças, o próprio poder público economiza verbas destinadas ao tratamento de doenças irreversíveis de inúmeros idosos."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Afanasio Jazadji - 3886-6565/6536)

alesp