Região Metropolitana do Vale do Paraíba tem apoio do relator


18/03/2002 14:09

Compartilhar:


A implantação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, modelo de gerenciamento dos interesses regionais que vem sendo discutida na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo há algum tempo, recentemente ganhou impulso com o apoio do deputado Salvador Khuriyeh (PSB), que é o relator do projeto de lei.

O projeto, de autoria do deputado Carlinhos de Almeida (PT), prevê a criação da região metropolitana, cuja abrangência englobaria as 39 cidades do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, unificando o sistema administrativo das mesmas.

A unidade regional e o debate organizado são apontados como os principais pontos favoráveis à criação da região metropolitana, com os investimentos sendo direcionados de acordo com as necessidades específicas de cada município.

Com autonomia financeira, esse sistema administrativo possibilita maior gama de implementação de investimentos e, como ressalta Khuriyeh, dá mais poder de reivindicação aos pequenos municípios, que poderão expandir seus mercados e ter maior inserção na economia regional.

Com uma população de cerca de 2 milhões de habitantes, a área que compreenderá a Região Metropolitana do Vale do Paraíba possui grande integração econômica e social entre seus municípios, tornando suas políticas convergentes e próximas das aspirações da comunidade.

Com a criação da região, a área compreendida passa a ter autonomia orçamentária, equiparando-se às regiões de Campinas e Baixada Santista, aprofundando a unidade regional já existente.

alesp