Famoso médium de Franca será homenageado na Assembléia Legislativa


20/11/2003 17:57

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Engler

O deputado Roberto Engler (PSDB) indicou o nome de José Paulo

Virgílio, conhecido médium de Franca, para ser homenageado na II Semana de Cultura Negra, promovida pelo Centro de Estudos Professor Milton Santos, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O centro foi criado com a finalidade de realizar estudos sobre políticas públicas contra o racismo, e durante os dias 17 a 21 de novembro estará homenageando com o Troféu Zumbi dos Palmares diversas personalidades que se destacaram por suas atividades.

"Zé Paulo preenche todos os requisitos para uma merecida homenagem", garante Engler.

Nascido em Adamantina, Minas Gerais, em 26 de junho de 1905, o homenageado teve sua primeira manifestação mediúnica aos 15 anos. Seu dom nunca foi aceito pela família, de educação católica, que não acreditava em espiritismo.

Desde a infância passou por momentos difíceis. Ajudado por amigos, chegou, com sua mãe, ao município de Pedro Leopoldo onde trabalharam para o padre da cidade: ela lavando roupas, ele cuidando de uma horta. Na época, conheceu o médium Chico Xavier, passando a freqüentar sua casa e participar de atividades de seu centro. Tornaram-se grandes amigos. "Ele sempre respeitou minha religião, e nunca me convidou para fazer parte do

espiritismo", lembra com respeito e orgulho.

O médium sempre esteve envolvido em questões sociais ao longo de seus 98 anos de idade. Distribui mais de 2.500 cestas básicas anualmente, na data de aniversário do centro espírita que dirige, além fornecer 500 litros de sopa, diariamente, para famílias carentes. "Zé Paulo faz questão de acompanhar, todas as sextas-feiras, dia de sua responsabilidade, a distribuição da sopa para a comunidade", observa Engler.

A cerimônia de entrega do prêmio acontece nesta quinta-feira, 20/11, às 19 horas, no auditório Franco Montoro.

rengler@al.sp.gov.br

alesp