Reunião debaterá ocupação de área de preservação


27/11/2003 14:45

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Afonso Lobato

O deputado estadual Padre Afonso (PV) vai ser o intermediador de uma reunião que acontece nesta sexta feira, 28/11, a partir das 15h, na Câmara Municipal de São Luiz do Paraitinga, com moradores do Núcleo Santa Virgìnia e adjacências. A finalidade do encontro é esclarecer algumas questões relativas à ocupação da área.

Há vários anos os moradores daquela área reclamam das restrições impostas pela legislação ambiental. Eles querem, por exemplo, o direito de plantar e construir, o que não é permitido. O deputado informará que a intenção do Governo do Estado é comprar as terras daqueles que têm título. Para isso, será preciso demarcar a área do Núcleo Santa Virgínia. Antes, porém, os habitantes devem se cadastrar no Instituto Florestal, que administra o Parque Estadual.

Outra informação que será apresentada aos moradores diz respeito ao Plano de Manejo da Unidade de Conservação, que busca estabelecer zonas com restrição absoluta, ou seja, onde nenhuma atividade humana é permitida.

Além do deputado Padre Afonso e dos moradores do Núcleo Santa Virgìnia, deverão participar da reunião os prefeitos e vereadores de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra e coordenadores do Instituto Florestal. As reivindicações e decisões tomadas na reunião serão levadas pelo deputado para o Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg.

alesp