No ritmo da necessidade

Cantar debaixo do chuveiro, de torneira aberta, não leva ao sucesso. Só ao desperdício
01/12/2003 18:46

Compartilhar:


A seca, a crescente demanda e o desperdício põem fim a um hábito que revelou muitos artistas domésticos. Ávidos por chegar em casa, abrir a torneira do chuveiro e solfejar as últimas do hit parade por longo tempo, os cantores de banheiro se encantavam com suas vozes e esqueciam da vida. E da água. Entre graves, agudos e fascinados, eles deixavam escorrer pelo ralo dezenas de litros em fugazes minutos.

A ordem comunitária e a necessidade geral recomendam novos procedimentos, e o principal deles é evitar o desperdício - a água não resiste ao desperdício. Um banho com ducha de 15 minutos, com torneira meio aberta, consome 135 litros na casa e 243 no apartamento. Se forem quatro os membros da casa, se eles apreciarem dois banhos diários e se todos aderirem à prática do bel canto, chegaremos a 1.080 litros de água, diariamente. Aí é só multiplicar por 30 para comprovar um consumo impressionante: 32.400 litros mensalmente, só em banhos. A conta com chuveiro elétrico é um pouco mais baixa, mas igualmente despropositada.

Recurso natural esgotável, o consumo de água foi negligenciado durante muitos anos, por diversas gerações e governos. Porém, a crescente escassez motivada pela estiagem, aumento da população (salto no consumo, consequentemente) e o desperdício tornam urgentes algumas mudanças. No caso do banho, é preciso diminuir para 5 minutos de duração, fechando a torneira durante o ensaboamento. Esta simples atitude significa uma economia de 90 litros, numa casa em que se gastava 135. Passo a passo: molhar o corpo, fechar a torneira, ensaboar-se e reabrir a torneira para remoção do sabonete significam um consumo de 45 litros de água por pessoa, a cada banho. Ao final do mês e passados 240 banhos (quatro pessoas banhando-se duas vezes por dia), a conta estará dois terços menor, em razoáveis 10.800 litros.

Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. 97,5% de toda a água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares. Só 0,007% é doce, encontrada em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano. O Brasil dispõem de 11,6% da água doce superficial do mundo, mas a maior parte (70%) está localizada na Região Amazônica. Os demais 30% distribuem-se irregularmente pelo país, atendendo a 93% da população.

Preocupados, os especialistas alertam para o mau uso e a crescente demanda que implicam decréscimo de água limpa em toda parte, em todo o mundo. Á água está acabando e não há mais possibilidade de soltar a voz debaixo do chuveiro. A consciência passa a ser a música do momento.

A água está pedindo água. Por isso, use mas não abuse.

alesp