Deputada quer saber quem pagou viagem do governador Alckmin


24/06/2005 13:01

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) quer saber quem pagou a viagem do governador Geraldo Alckmin ao Paraná, para participar do Congresso de Prefeitos e Vereadores daquele estado. Para a parlamentar, a ida do chefe do Executivo ao evento teve caráter eleitoral e deve ser custeada com recursos do próprio Alckmin ou do PSDB.

Prandi protocolou Requerimento de Informações na Assembléia Legislativa. O documento foi encaminhado ao secretário estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira. Para a parlamentar, caso as despesas tenham sido custeadas pelo erário público, o governador teria cometido crime de improbidade administrativa.

O encontro começou terça-feira, 21/6, na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O próprio governador do Paraná, Roberto Requião, não participou do evento. "Está claro que se tratou de uma forma camuflada do governador Alckmin fazer propaganda, numa nítida antecipação da campanha eleitoral visando às eleições presidenciais de 2006", enfatiza a deputada Prandi.

Segundo a parlamentar, se fosse simplesmente para falar sobre políticas fiscal e tributária, a pessoa mais indicada do Governo Estadual seria o secretário da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia. "Por que então o governador se desloca para outro Estado a fim de falar de uma questão eminentemente técnica? A resposta é óbvia: tornar sua figura conhecida além das fronteiras de São Paulo, pavimentando o caminho para uma eventual candidatura à Presidência", ressalta Maria Lúcia.

E a deputada Prandi vai além: se comprovado que se tratou de um ato de campanha, realizado em horário de trabalho, o governador deve ressarcir os cofres públicos com a parte de seu salário proporcional ao período em que esteve ausente do Estado. A parlamentar baseia os questionamentos em reportagens publicadas pela Imprensa nacional e paranaense.

Uma delas, obtida no site Paraná-Online, mostra que Alckmin reuniu-se com a cúpula do PSBD naquele estado. Além disso, concedeu entrevista coletiva, na qual teceu uma série de comentários sobre questões relativas ao Governo Federal. Em sua fala também acusou o PT e o Governo Federal de centralizadores, dizendo que em São Paulo a prática é a da descentralização.

"Apesar de se dizer contrário a antecipação do processo eleitoral, na prática o governador Alckmin caminha em outra direção. Sua ida ao Paraná é uma prova incontestável de que o PSDB aproveita todas as oportunidades para fazer campanha já visando à sucessão presidencial. Esta é uma opção que só diz respeito aos tucanos, mas não posso admitir que o contribuinte paulista pague essa conta", finaliza a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp