Projeto de lei homenageia escritor Marcos Rey


29/04/2005 18:24

Compartilhar:


O jardim da Casa das Rosas, na Avenida Paulista, deverá receber o nome de "Espaço Marcos Rey de Literatura Infanto-Juvenil", em homenagem ao escritor paulistano falecido em 1999, aos 74 anos. Projeto de lei com a proposta de denominação foi apresentado na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo deputado Afanasio Jazadji (PFL).

Para Afanasio, o escritor Edmundo Donato, que adotou o pseudônimo de Marcos Rey, merece ser relembrado na Avenida Paulista, verdadeiro cartão-postal de São Paulo, onde fica a Casa das Rosas: "De origem humilde, filho de um encanador, ele nasceu no Brás e teve brilhante carreira de quase 50 anos na literatura, rádio, TV, jornais e revistas, por meio de um estilo sadio para as crianças e os adolescentes."

A Casa das Rosas, uma das construções antigas preservadas na Avenida Paulista, é centro cultural aberto ao público e administrado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Lá, já existe o "Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura", em homenagem ao poeta paulista falecido em 2003.

Faltava dar uma denominação ao jardim, onde lindas rosas justificam o nome do casarão.

De acordo com o deputado Afanasio, todas as instalações desse imóvel tombado poderão ser úteis para futuras promoções da literatura infanto-juvenil: "A obra de Marcos Rey é exemplo de como os livros ajudam os jovens a ter cultura e espírito cívico para uma vida sadia."



deputadoafanasio@al.sp.gov.br

alesp