Parlamentar defende maior participação de fontes alternativas na matriz energética


14/03/2005 15:33

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou, no dia 10/3, do 14º Fórum de Debates Projeto Brasil " Matriz Energética: Diagnósticos e Ajustes, promovido pela Agência Dinheiro Vivo, em São Paulo. Também participaram do evento Maurício Tomasquim, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME); Silas Rondeau, presidente da Eletrobrás; Jerson Kelman, presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros agentes do setor elétrico brasileiro.

O deputado participou do painel "A matriz energética brasileira e os novos combustíveis " a questão do gás, biodiesel e outros insumos". Na mesa debatedora, além do coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, estavam José Carlos Gameiro Miragaya, gerente executivo de Energia Renovável da Petrobrás, e Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).

Em sua palestra, Jardim defendeu uma maior participação das fontes alternativas de energia como o álcool combustível, o biodiesel e a bioenergia da cana, proveniente da queima do bagaço. Além disso, endossou o discurso do presidente da Unica, que pugnou por uma definição em relação ao uso do gás natural em nossa matriz energética. "O gás natural deve ser usado como fonte de energia para indústria e na em substituição ao óleo diesel no transporte público e de cargas. No mercado de veículos leves, este combustível não apresenta os mesmos benefícios ambientais, além de exercer uma concorrência desleal com o álcool", defendeu Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp