Violência contra o idoso é tema de audiência pública


24/05/2007 11:32

Compartilhar:


A violência contra o Idoso foi o tema da audiência pública que reabriu os trabalhos da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, realizada na quarta-feira, 23/5, sob coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. A abertura do encontro foi feita por Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil " OAB/SP.

"Este é um tema que precisa ser aprofundado. Há carência de dados específicos, situação que poderá começar a mudar com a criação de Delegacias Especiais de Proteção ao Idoso, em todo o Estado, coroando uma luta de muitos anos", afirma a deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar e lidera, há sete anos, a luta pela criação de uma delegacia do idoso em Santos.

Segundo a parlamentar, a violência contra os idosos é um problema crescente em todo o país, na mesma proporção em que aumenta este segmento da população. "É fundamental uma política pública de enfrentamento do problema, o que passa pela implantação de maior número de equipamentos que recebam e investiguem as denúncias de todas as formas de maus-tratos", ressalta.

No ano passado, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) divulgou estudo feito a partir de dados de dois serviços de recebimento de denúncias de maus tratos contra idosos: o Voz do Cidadão, do Senado, e o Ligue Idoso, do governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o documento, 59% das denúncias referem-se à violência doméstica e 41% a casos de violência estrutural (social), com o desrespeito sofrido na esfera pública.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp