Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação


13/05/2008 10:25

Compartilhar:


Na próxima quarta-feira, 14/5, a partir das 14 horas, acontece no auditório Franco Montoro, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação. O evento, que tem a coordenação do deputado Roberto Felício, líder da bancada do PT, pretende trazer à discussão questões que envolvem a Educação em São Paulo. A Frente conta com adesão de deputados de diferentes partidos, inclusive do governista PSDB.

Segundo o parlamentar, a idéia da Frente Parlamentar em Defesa da Educação nasceu em decorrência dos graves problemas que a educação paulista vem enfrentando com os sucessivos governos tucanos. A capital, por exemplo, ficou apenas em 10º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Há problemas de gestão e de administração e, sobretudo, desvalorização de professores e funcionários. Por este motivo, as entidades representativas como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial (Apeoesp) e Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), entre outras, são parceiras do mandato no lançamento da Frente.

Roberto Felício, que tem ligações históricas com a educação e, além de professor, foi dirigente sindical da Apeoesp, apresenta sugestões para o ensino paulista. "Para que se possa melhorar a qualidade da escola pública é preciso ampliar o número de salas de aula e acabar com a superlotação, construir novas unidades escolares, sobretudo para o ensino médio, equipar bibliotecas e laboratórios, investir em recursos humanos, pedagógicos e tecnológicos. É preciso tratar a educação com seriedade", observa o líder da bancada do PT.

Para o deputado, "a melhoria na qualidade da educação requer das escolas e do sistema, redução da jornada de trabalho dos professores sem redução salarial, valorização dos profissionais da educação, novo plano de carreira com melhores condições de trabalho, incentivo à capacitação pedagógica e a garantia que o ambiente escolar seja um espaço democrático e plural".



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp