Afonso Lobato

Deputados eleitos em outubro/2010
21/12/2010 14:44

Compartilhar:


O padre José Afonso Lobato (PV), formado em filosofia, direito e teologia, irá ocupar seu terceiro mandato como deputado estadual na Assembleia paulista, a partir de 15 de março de 2011, cargo para o qual foi reeleito, em 3 de outubro último, com 87.674 votos.

Afonso Lobato foi ordenado sacerdote em 1988, e passou a coordenar a Pastoral Diocesana em Taubaté, onde também ingressou na vida política, através de trabalhos sociais voltados à comunidade, principalmente aos mais carentes. A cidade de Taubaté é até hoje sua principal base eleitoral.

Em 2002, deixou a paróquia para disputar uma vaga de deputado pelo PV, sendo então eleito com 41.334 votos. O sacerdote continua exercendo seu ministério, visitando comunidades e motivando católicos a assumir a dimensão sociopolítica da fé.

Segundo o parlamentar, na próxima legislatura, pretende utilizar sua já larga experiência como deputado para dar continuidade à sua atividade como legislador visando o bem das pessoas, como a dignidade da pessoa humana, as questões da segurança pública, moradia, saúde e educação, lutando para aprovar projetos na defesa desses direitos fundamentais, além de manter a fiscalização sobre as ações do Executivo, papel que também compete aos deputados estaduais. Terá também como prioridade continuar representando a região de Taubaté, para valorizá-la junto ao governo do Estado.

Duas das áreas em que pretende focar seu trabalho são, na atualidade, fundamentais para o padre: saúde e segurança pública. "Penso que o ser humano merece ser tratado com dignidade e respeito. Em matéria de segurança pública, investirei em projetos que previnam o uso de drogas, como por exemplo: os voltados para os esportes, a cultura e a qualificações dos jovens para o mercado de trabalho", afirma o reeleito.

Nestes oito anos em que exerceu o mandato estadual na Assembleia paulista, Afonso Lobato ocupou os cargos de vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, líder da bancada do PV, membro da Comissão de Constituição e Justiça por duas vezes, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e presidente da Comissão de Promoção Social.

alesp