Tribuna


01/11/2011 20:08

Compartilhar:


Apoio ao Lula



"Venho falar sobre o tema de maior destaque dos últimos três dias no país e no mundo, que é a doença do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse Gerson Bittencourt (PT). Segundo o deputado, Lula recebeu apoio e solidariedade das principais autoridades mundiais, e se uniu aos demais nessa corrente. Para ele, o ex-presidente é uma figura importante pelo papel que desepenhou no partido, no Brasil e também no mundo. De acordo com o parlamentar, Lula faz questão de que todos os diagnósticos sejam divulgados para a nação, em forma de agradecimento pelas orações recebidas. (GN)



Solidariedade



"Uma nação se faz com respeito. O Brasil vem se desenvolvendo e ocupa a sexta posição na economia mundial", disse Alencar Santana (PT). De acordo com o parlamentar, quando foi noticiada a doença do ex-presidente, Lula mostrou sua grandeza e transparência para seus admiradores. Segundo o deputado, infelizmente existem jovens que demonstram preconceito e ódio a Lula, que é uma liderança respeitável. "Queremos que o ex-presidente Lula se recupere, pois é um homem forte e de garra", finalizou. (GN)



Excessivo de alunos



Rui Falcão (PT) falou que o Ministério Público Estaudal aceitou sua representação a fim de instaurar inquérito civil para apurar o número excessivo de alunos nas escolas das redes estaduais. Segundo o deputado, a representação se baseou em reportagem publicada pela Folha S.Paulo e em dados do Censo Escolar de 2010, do Ministério da Educação. "O Estado deveria entregar entre 2008 e 2010, cerca de 3.447 salas, mas só foram entregues cerca de 900". (GN)



Pizza na Casa



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre as contínuas manifestações da mídia em relação à denúncia de venda de emendas. Ele citou reportagem do Estado de S. Paulo sobre as atividades do Conselho de Ética, que foram retratadas como "Pizza na Assembleia Legislativa". Segundo o deputado, para instalar a CPI é preciso que 32 dos 94 parlamentares assinem a petição, mas até o momento só existem 30 assinaturas. (GN)



Toque de recolher



Saindo em defesa do PL 768/2011, de sua autoria, que veda a permanência de menores de 18 anos desacompanhados de responsável em ruas e locais de frequência coletiva das 23h30 às 5h, Jooji Hato (PMDB) afirmou que a proposta "não fere o direito de ir e vir do jovem". O parlamentar ainda lamentou que seja alvo de críticas por conta do projeto, que, se aprovado, "vai reduzir a influência que vem das ruas sobre os menores e salvar muitas vidas. Não queremos que esses jovens se exponham às drogas", reiterou. (DK)



Orçamento 2012



"Muito em breve discutiremos a peça orçamentária para o exercício do ano de 2012", disse Donisete Braga (PT). Ele comentou também que vários parlamentares da Casa já apresentaram emendas ao projeto do Orçamento e pediu ao relator da peça, o deputado Roberto Engler (PSDB), que faça análise criteriosa das emendas. Braga ainda falou sobre episódio em que a repórter Monalisa Perrone foi empurrada durante uma entrada ao vivo no telejornal da TV Globo. "Não podemos aceitar qualquer ato de violência contra a imprensa, que cumpre importante função de prestar informação", concluiu. (DK)



Vale do Paraíba



Marco Aurélio (PT) exibiu vídeo onde o Conselho de Ética encerra sua investigação sobre o suposto esquema de venda de emendas orçamentárias no Legislativo Paulista. "É uma vergonha o que aconteceu na Casa", lamentou. O parlamentar também comunicou que faltam agora apenas duas assinaturas para as 32 necessárias para a abertura de CPI e pediu o apoio dos deputados. Marco Aurélio ainda comentou que o projeto de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será apresentado ao Poder Legislativo pelo governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira, 4/11, às 14h, no Palácio dos Bandeirantes. (DK)



Combate às drogas



Lembrando de visita que a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack fez à Fazenda da Esperança, no município de Guaratinguetá, Jooji Hato (PMDB), que faz parte da frente, afirmou que 80% dos dependentes químicos internados na casa voltam ao convívio familiar e social. "Muitos especialistas dizem que quando o usuário passa a consumir crack, ele chegou ao fundo do poço", lamentou. O deputado ainda exibiu vídeo institucional e disse ter ficado impressionado com o trabalho desenvolvido pela fazenda. "É importante resgatar nossos jovens e garantir-lhes vida e saúde", finalizou. (DK)



Dia da consciência negra



José Candido (PT) falou que neste mês é comemorado o Dia da Consciência Negra, em que a data foi escolhida para homenagear a morte do Zumbi dos Palmares. Segundo o deputado, a primeira comemoração acontenceu em 20 de novembro de 1971, e a ideia foi difundida pelos movimentos sociais que lutam contra a discriminação racial. Ele falou que no primeiro mandado de Lula foi aprovado o PL 10.639/2003, que inclui o dia no calendário escolar. De acordo com o parlamentar, o Senado aprovou a proposição que inclui o dia no calendário nacional. Só falta a sanção presidencial. (GN)



À espera da convocação



"Estamos esperando a convocação do Conselho de Ética a fim de findarmos os trabalhos e votarmos o relatório final", disse José Bittencourt (PSD). De acordo com o parlamentar, o conselho foi instalado para a apuração das reportagens veiculadas pela mídia sobre a suposta venda de emendas, denunciada pelo deputado Roque Barbiere (PTB). Segundo o deputado, o deputado Hélio Nishimoto (PSDB) irá presidir a reunião, que deverá acontecer nesta quinta-feira, 3/10. Ele lembrou que todas as informações colhidas serão encaminhadas ao Ministário Público.(GN)

alesp