Parlamentar é nomeada Procuradora Especial da Mulher


22/03/2012 12:00

Compartilhar:


Telma de Souza (PT) foi nomeada, nesta terça-feira, 20/3, através da portaria 15/12 da Assembleia Legislativa de São Paulo, a primeira Procuradora Especial da Mulher. Autora do projeto de criação do órgão na Casa, a parlamentar assume o cargo imediatamente.

No ato, o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz (PSDB), indicou, também, para a Procuradoria, as deputadas Analice Fernandes (PSDB), Regina Gonçalves (PV) e Rita Passos (PSD), respectivamente 1ª, 2ª e 3ª procuradoras adjuntas.

"Esse espaço no Legislativo do Estado de São Paulo é uma conquista das mulheres. É uma experiência que vem dando muito certo no Congresso Nacional e que, certamente, também dará em São Paulo. O próximo passo é intensificar a proposta nas câmaras municipais, para criarmos uma rede de ações e discussões", adiantou Telma

O novo órgão encaminhará denúncias às autoridades investigativas e conduzirá mulheres vítimas de crimes e abusos para o atendimento adequado. Outra atribuição será fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos poderes executivos voltados para a promoção da igualdade de gêneros. Além disso, o órgão tem a função de promover campanhas educativas e antidiscriminatórias.

A Procuradoria do Parlamento Paulista é a primeira em âmbito estadual no Brasil. A ideia de Telma é replicar o órgão nas câmaras municipais, assim como fizeram os vereadores de Itanhaém, no litoral.(da)



telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp