Opinião - Preservação ambiental


13/03/2012 10:59

Compartilhar:


Foi gratificante para mim, como representante do povo paulista na Assembleia Legislativa, conhecer o resultado do trabalho desenvolvido em Sales Oliveira, cidade próxima a Ribeirão Preto, por Saulo Alves de Oliveira, um agricultor que orgulha esse segmento tão importante da economia nacional. Acompanhado por Joaquim Augusto Azevedo Souza (presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto) e pelo advogado Claudio Urenha Gomes, visitei, no dia 5/3, naquele município, as fazendas Conquista e Santa Rosa, onde fui recepcionado por Saulo; pelo seu neto Daniel de Oliveira Thompson e pelo advogado e empresário rural Paulo Junqueira Neto. Durante a visita, que se prolongou até o entardecer, foi possível não apenas conhecer as referidas propriedades mas, sobretudo, constatar o cuidado com que são tratadas, e a preocupação com a preservação ambiental. São propriedades, enfim, ecologicamente corretas.

Aos 82 anos de idade " ainda viajando todo mês, guiando seu automóvel, para sua propriedade em Dourado, no Mato Grosso do Sul -, Saulo é um brasileiro que acredita neste país, embora lamente a discriminação sofrida pelo produtor rural. Ele lembra ter dedicado mais de 70 anos de sua vida à produção de alimentos, geração de renda, empregos e pagamento de impostos, sempre buscando o melhor caminho para triunfar em suas atividades. Para Saulo, o agricultor " pelo seu papel fundamental de alimentar a população e gerar divisas, através da exportação dos excedentes agrícolas para o país " merece ter um tratamento compatível com sua importância.

Segundo ele, o novo Código Florestal " ainda tramitando na Câmara dos Deputados " apesar de trazer alguns avanços em relação ao documento ora vigente, ainda assim continua sendo uma das legislações mais restritivas do mundo, do ponto de vista ambiental, bastando compará-lo aos semelhantes nos demais países onde não existem APPS e sequer o conceito jurídico de Reserva Legal. Para Saulo, o agronegócio atual não é mais coisa de caipira atrasado, pois esse setor, praticamente sozinho, sustentou o parco crescimento do PIB de 2011, garantindo, embora minimamente, o crescimento deste nosso maravilhoso país.

Saulo é daqueles que jamais se entregam e nem se deixam abater; octogenário, com toda a família bem encaminhada, mantém uma atividade diária intensa, sempre atenta aos mínimos detalhes, inclusive no sentido de preservar a vida animal em condições naturais. Ele resiste, assim, à tendência de se acomodar, mesmo porque, conforme explicitei recentemente, a fórmula mais rápida para o envelhecimento é levar uma vida tranquila.

Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB

O novo Código Florestal, apesar de trazer alguns avanços em relação ao documento ora vigente, ainda assim continua sendo uma das legislações mais restritivas do mundo

alesp